Operação segue normal no Porto de São Francisco do Sul

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Um incêndio de grandes proporções causou a liberação de fumaça tóxica e interdição da BR-101, entre Penha e Navegantes, no litoral norte catarinense, na última terça-feira (20/12). 

 

incendio.

Foto: reprodução twitter concessionária Arteris  

 

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex uma interdição dessas pode provocar impactos significativos na movimentação de cargas do porto de São Francisco do Sul. Segundo o executivo, o porto é responsável em grande parte pelas exportações de soja, carnes, tabaco, madeira e derivados da indústria moveleira.

 

Os principais mercados de destino a partir do porto catarinense são Estados Unidos, além de distribuição para os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, nesta ordem. Entre os problemas que podem surgir tanto para a comunidade local quanto para a economia do Estado, Hofstatter destaca:

 

Prejuízos econômicos: o porto de São Francisco do Sul é um importante ponto de comércio e exportação para o Estado de Santa Catarina. Um incêndio pode causar a interdição do porto, o que afetaria significativamente a economia estadual, já que muitas empresas dependem do porto para enviar ou receber produtos.

 

Problemas de transporte: muitos caminhões e navios poderão ficar parados, o que pode gerar congestionamentos e atrasos no transporte de produtos.

 

Problemas ambientais: Liberação de poluentes na atmosfera, que podem afetar a qualidade do ar.

 

Foto: complexo portuário – divulgação SCPAR – Porto de São Francisco do Sul

 

De acordo com o departamento de comunicação do porto de São Francisco do Sul, nesta quinta-feira (22/12), a operação segue normalmente sem atrasos, com algumas paradas nas operações que já são previstas.   

 

Segundo dados fornecidos pela plataforma da Logcomex, o porto foi responsável pelo escoamento de mais de 650 milhões de dólares em produtos. Outro dado que merece destaque é que no ano mais de 11 bilhões de dólares foram despachados pelo porto com destino à Santa Catarina.

 

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