Os últimos dias de 2022 serão esperados temporais em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e também algumas áreas do Norte do país, devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As instabilidades podem trazer transtornos para as lavouras de café.
Foto/Reprodução Getty Images
Entre hoje (29/12) até domingo (01/01) fica o alerta principalmente para as áreas entre o norte de São Paulo, Rio de Janeiro e também no sul de Minas Gerais, incluindo as regiões da Alta Mogiana em Minas Gerais e no norte e Vale do Paraíba em São Paulo.
Nessas áreas, além dos temporais, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada, os acumulados de chuva também devem ser altos, deixando em atenção os produtores de café da região. Além disso, devido aos altos volumes de chuva, há possibilidade de erosão, principalmente nas áreas que já vem recebendo episódios de chuva com frequência.
Assista ao vídeo:
No Sul do Brasil e em algumas áreas entre o norte de Minas Gerais e a Bahia a tendência é de tempo mais seco, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, que além de pouca chuva, deve ser novamente impactado pelas altas temperaturas.
Mapa de Risco – Climatempo
No início da semana que vem (02/01), uma nova frente fria avança e volta a chover na região Sul, com risco de temporais. “Essa chuva traz um certo alívio aos produtores da região”, comenta a meteorologista Eliana Gatti. Ainda de acordo com a especialista, esse sistema deve se deslocar rapidamente, ajudando novamente a organizar as instabilidades principalmente sobre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e também no Matopiba.
Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima