Chuva beneficia lavouras no oeste do PR e MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta segunda-feira (02), uma frente fria que se encontra na costa da região Sul é responsável por organizar instabilidades sobre áreas do centro-sul do país ao longo dos próximos dias, deixando as áreas produtoras em alerta devido à possibilidade de temporais. Entre esta madrugada e a manhã, alguns municípios do oeste já receberam acumulados acima de 30mm, como Foz do Iguaçu e Goioerê no Paraná, e Chapecó em Santa Catarina.

 

GettyImages-648009190

Foto/Reprodução Getty Images

 

Essa chuva que ocorre nas áreas mais a oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, entre hoje e os próximos dias, apesar de paralisar momentaneamente as atividades em campo, deve trazer um alívio aos produtores da região, uma vez que as lavouras destas áreas vem sofrendo com a irregularidade da chuva. No estado do Rio Grande do Sul os principais acumulados novamente devem ser observados nas áreas mais ao norte do estado nos próximos dois dias, beneficiando as lavouras de soja da região, mas o sistema se desloca rapidamente e a partir da terça-feira (03) o tempo já deve começar ficar mais seco em grande parte do estado gaúcho.

 

Assista ao vídeo: 

 

Ainda nesta segunda-feira, devido à atuação de outras instabilidades sobre o Sudeste, fica a atenção para possibilidade de granizo sobre o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais (incluindo as regiões do Triangulo Mineiro, Sul e Zona da Mata), sul do Espírito Santo, leste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, os quais podem trazer transtornos as lavouras da região. Com o avanço da frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão, são esperados volumes significativos de chuva entre esta terça e quarta-feira sobre Santa Catarina, Paraná, e também em algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Na segunda metade desta semana, a chuva deve novamente ficar concentrada entre o Sudeste, algumas áreas do Centro-Oeste, norte do país e também sobre o Matopiba, enquanto no sul a tendência seguirá com tempo mais seco. Devido à frequência dos episódios de chuva sobre parte do Sudeste, e como novamente nos próximos dias são esperados altos volumes de chuva na região, fica a atenção para possibilidade de erosão no solo, pois algumas áreas já se encontram com o solo bastante encharcado.

 

Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima