Mercado para farinha de trigo orgânica cresce no Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em 2021, o número de consumidores de alimentos orgânicos no País cresceu 63%, de acordo com a pesquisa “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil”, desenvolvida pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) junto à empresa Brain Inteligência Estratégica e à iniciativa Unir Orgânicos.

 

A pesquisa identificou que, em 2021, 31% dos entrevistados consumiu no período de 30 dias pelo menos um produto orgânico. Em comparação aos anos anteriores, esse número era equivalente a 19% em 2019 e 15% em 2017. Considerando um dos alimentos mais importantes para o brasileiro, o pão, o mercado de produtos orgânicos também vem crescendo.

 

Mas, como é feita a aplicação da farinha orgânica e como tem se comportado o mercado, desde a complexidade da produção do trigo orgânico?

 

Tudo começa no plantio, na escolha da área e da certificação de todo o processo produtivo, ou seja, o cuidado vem da base. De acordo com Jonathas Baerle, Gerente Geral, da Gebana, com sede na cidade paranaense de Campo Largo, a Cooperativa reúne uma rede de agricultores que oferece produtos sustentáveis – o sistema de produção orgânico segue um critério extremamente rigoroso.

 

“Priorizamos a preservação do meio ambiente, produzindo a partir de princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, sempre respeitando as relações sociais e culturais”, explica.

 

Foto: arquivo Istock

 

Atualmente, cerca de 120 produtores estão cooperados e, assim, a Cooperativa disponibiliza ao mercado 3,5 mil toneladas de trigo orgânico ao ano. Sobre as vantagens da produção de trigo orgânico, Jonathas Baerle explica que é uma ótima planta para rotação de cultura, tem facilidade de manejo e deixa bom material orgânico para o cultivo de soja no verão.

 

“O mercado está em pleno crescimento. Nos últimos dois anos, sofreu um pouco devido ao forte aumento da commodity, mas creio que seguirá crescendo assim como todo setor de orgânico”, diz.

 

“A moagem do trigo orgânico exige uma especificidade que vem desde o campo. Em sua chegada ao moinho, temos que oferecer toda a garantia para não haver misturas de matérias-primas e, assim, assegurando a credibilidade ao produto”, comenta Amedeo di San Marzano, presidente do Grupo Ocrim, um dos pioneiros na produção de farinha orgânica no Brasil.

 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.