O Agro sustentável do Paraná

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção agrícola de forma sustentável pode parecer um grande desafio para o agronegócio, porém, ações simples vêm se mostrando eficientes e benéficas, tanto em relação ao meio ambiente e à sociedade, quanto em aspectos econômicos de produção.

 

GettyImages-1367304080

Foto/Reprodução Getty Images

O Paraná é um exemplo de Estado que atrela agricultura, sustentabilidade e inovação. Por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), está sendo possível garantir a sustentabilidade da produção agrícola paranaense, através da divulgação de práticas e informações que colaboram com a produção sustentável. Dentre os exemplos de iniciativas de pesquisas, podem-se citar o desenvolvimento de cultivares mais produtivas, extensionismo rural – a fim auxiliar, difundir e propagar conhecimento entre os produtores da região, desde o preparo do solo até a colheita – e oferta de serviços automatizados de informação para os agricultores. Além disso, há também o serviço Alerta Ferrugem, que visa monitorar a ferrugem asiática da soja, importante doença da cultura, e que possibilitou a redução de aproximadamente 30% no uso de fungicidas em safras anteriores.

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

 

Os extensionistas do IDR-Paraná também vêm incentivando a adoção da agroecologia e o uso racional de insumos por meio das técnicas do manejo integrado de pragas, que visa divergir as formas de controle ao invés da adoção de uma única. A proteção de nascentes e o uso do plantio direto (sem revolvimento do solo) são outras ações difundidas pelo IDR-Paraná, e, além de trazer conservação ao meio ambiente, possibilita a melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo, o que gera maior produtividade nas culturas.

 

Programas como o Paraná Mais Orgânico (responsável por orientar agricultores familiares interessados em se certificar e produzirem alimentos orgânicos), Prosolo Paraná (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná), Programa Estradas da Integração (que visa controlar a erosão por meio da redução da poluição dos cursos de água e melhoria da trafegabilidade, por meio de projetos para pavimentação de estradas rurais), são também exemplos de apoio do Estado à sustentabilidade.

 

Portanto, verifica-se que o Estado do Paraná está no caminho para uma agricultura ainda mais sustentável e inovadora, e isso é motivo de muito orgulho para o Brasil, afinal, a agricultura sustentável, além de buscar pela eficiência produtiva, também preza pela preservação do meio ambiente e pelo cuidado com as gerações futuras.

 

Texto produzido por Victor Neves, engenheiro agrônomo da Climatempo.