Centro-sul: chuva pode impactar atividades de colheita

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na última semana, o Sudeste do Brasil registrou acumulados bastante intensos sobre algumas áreas, devido à atuação de um intenso corredor de umidade. Nos próximos dias ainda devem ocorrer pancadas de chuva sobre grande parte do país, as quais podem ser em forma de temporais. Apesar de em algumas áreas essa chuva ocorrer de forma mais alternada, em algumas áreas do Sudeste, onde o solo já se encontra bastante encharcado, ainda não se descarta a possibilidade de chuva forte.

 

GettyImages-1302783764

Foto/Reprodução Getty Images

 

Devido ao avanço de uma frente fria na sexta-feira (13), a chuva se espalha pelo centro-sul, inclusive sobre o estado do Rio Grande do Sul, que em decorrência da falta de chuva, já registra perda na produção. Essa chuva deve ocorrer de forma mais generalizada sobre o estado gaúcho e pode trazer um alívio aos produtores da região. Com o avanço do sistema, são esperados volumes mais expressivos sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sobre estas áreas, a tendência para o mês de janeiro é de chuva ligeiramente acima da média climatológica, condição essa que deve impactar as atividades de colheita da região.

 

Assista ao vídeo com a meteorologista Eliana Gatti:

 

 

Na semana que vem, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, são esperados volumes de chuva que devem ultrapassar os 100mm em algumas áreas do Amapá e Pará. Essas instabilidades se espalham e também fica a atenção para chuva mais volumosa para o Matopiba, sobretudo entre o Maranhão e centro-norte do Tocantins, a qual pode causar alguns transtornos nas lavouras e também interromper as atividades de plantio do algodão na região.

 

Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima