No decorrer desta semana as instabilidades mais intensas vão atuar sobre o Norte do país e parte do Nordeste, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Foto/Reprodução Getty Images
Tem previsão para altos volumes de água, que podem ultrapassar 100 mm, em áreas entre o Acre, norte de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. O excesso de chuva deve paralisar momentaneamente tratos culturais nas lavouras e a finalização o plantio do algodão no Maranhão e Piauí.
Nas demais áreas do interior do Matopiba, especialmente na Bahia, os episódios de chuva serão bem mais isolados e com baixo volume. Sobre as áreas produtoras entre interior do Centro-Oeste não há previsão para invernada, mas ainda tem previsão para chuva forte na forma de pancadas esparsas. Além disso, tem previsão de chuvas fortes no decorrer dos próximos dias, mas na forma de pancadas, entre Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.
Assista ao vídeo abaixo com a meteorologista Nadiara Pereira:
No Sudeste a chuva deve ganhar mais intensidade especialmente na segunda metade da semana, onde além das chuvas tem previsão para um ligeiro declínio das temperaturas, o que pode ser indicativo de um período de tempo mais fechado. Já no Rio Grande do Sul, depois das chuvas que ocorreram nos últimos dias, o tempo seco e quente ganha força e as temperaturas podem voltar a atingir 40°C no decorrer desta semana.
Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima