Produtor do Sudeste deve estar atento às condições de chuva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira (19), as condições ainda são favoráveis para fortes chuvas e temporais sobre o Sudeste e parte do Sul do Brasil. Enquanto isso, sobre o Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a perder força, mas as chuvas ainda devem estar presentes nos próximos dias.

 

chuva_imagem_getty

Foto/Reprodução Getty Images

A seca na Argentina, aliada ao aumento da cotação do milho, tem viabilizado a agricultura sobre o país. E os modelos numéricos não indicam volume de chuva e umidade que venham contribuir na reversão desse cenário. Vale ressaltar que essa condição vem sido favorecida pela terceira safra seguida com o fenômeno La Niña.

 

Assista ao vídeo abaixo com o meteorologista Willians Bini:

 

Para os próximos cinco dias, o mapa de previsão mostra que as chuvas seguem mais intensas sobre o Sudeste e a porção leste da região Centro-Oeste. 

 

mapa_climatempo_pentada_chuva

Mapa Climatempo

 

O Mato Grosso do Sul vem recebendo uma distribuição bastante irregular de chuva nas últimas semanas. O mapa de água disponível no solo ilustra essa diferença. Enquanto o Mato Grosso e Goiás têm praticamente 90 a 100% de água disponível, o oeste do Mato Grosso do Sul tem índices entre 20 e 40%. As previsões, por enquanto, não indicam chuvas suficientes para uma mudança. Nessa região, a soja encontra-se em pleno desenvolvimento, e o processo de colheita deve começar nas próximas semanas.

 

mapa_climatempo

Mapa Climatempo

Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima