A estiagem no Rio Grade do Sul provocou o estiolamento dos colmos das plantas (na ausência de luz não obteve um crescimento uniforme) e acarretou no aumento do número de plantas acamadas e de difícil recolhimento na operação de corte. Essa situação está contribuindo para a antecipação da colheita do milho, mesmo de grãos com umidade acima do ideal, entre 25% e 28%.
A Emater/Ascar-RS realizou uma nova avaliação dos efeitos da estiagem em relação à
produtividade em 463 municípios do Estado. A estimativa inicial de produtividade em Porto Alegre, mostra uma redução próxima de 10%. Nas regiões de Lajeado, Passo fundo e Soledade, 20%. Em Erechim, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa, entre 35% e 40% e em Bagé, Frederico Westphalen e Santa Maria, são pouco superiores a 50%.
A colheita do milho avançou na Fronteira Oeste, atingindo 70% da área plantada em Maçambará. Mesmo com as plantas totalmente secas, os grãos ainda apresentam umidade elevada. Em Manoel Viana, os produtores estão apreensivos com o atraso do plantio das áreas de safrinha, pois poderão aumentar os riscos de perdas futuras decorrentes de baixas temperaturas, a partir do mês de maio. Em Quaraí, somente as primeiras lavouras implantadas entre agosto e setembro apresentaram alguma produção. As áreas estabelecidas posteriormente apresentam perdas irreversíveis. As lavouras ainda enfrentam problemas devido ao ataque de caturritas nas espigas em fase de maturação.
Em Caxias do Sul, nas regiões dos Campos de Cima da Serra e das Hortências, onde
é cultivado cerca de 65% do total da área da regional, as chuvas ocorrem de forma regular, e há poucos relatos de perdas de produtividade em razão da deficiência hídrica. Já em parte da Região da Serra, os danos em lavouras em fase de floração e de enchimento de grãos se agravaram em função da ausência de chuvas e das altas temperaturas no período.
Foto: Paola Anghinoni – São Domingos – SC
Tendência do Clima
A terça-feira (07/02) será com tempo firme e muito sol no Rio Grande do Sul, os índices de UR são baixos, podendo ficar abaixo de 12% na Fronteira Oeste. No litoral norte, ainda há condições de chuva mais fraca e pontual. Capital e demais áreas com tempo firme e muito calor. Veja os detalhes dos próximos cinco dias com o meteorologista Willians Bini:
Radar Meteorológico: Chuva
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!