Análise climática para Maringá: o que esperar para 2023?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Recentemente divulgamos no portal Agroclima uma análise climática para o município de Londrina no Paraná, onde abordamos os históricos meteorológicos e as projeções para os próximos meses, baseado nos resultados dos modelos numéricos e nas projeções climáticas de El Niño e La Niña.

 

chuva_agricultura

Foto: Reprodução Getty Images

 

Vale lembrar que a safra 2022-2023 foi a terceira seguida sobre a influência do fenômeno La Niña e para o produtor rural da Região sul do Brasil, trazendo uma influência negativa sobre o extremo sul do Brasil. Em relação ao Paraná, felizmente, o fenômeno La Niña não foi um fator que trouxe prejuízos na última safra.

 

Histórico de chuvas

 

O município de Maringá possui uma estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e por esse motivo, os dados não são interpolados. O gráfico abaixo mostra o comportamento das chuvas em termos de acumulado mensal para Maringá entre setembro de 2022 a Janeiro de 2023.Londrina. No mesmo gráfico (rachurado) temos a climatologia mensal, que representa a média dos últimos 30 anos.

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

 

Com exceção do mês de novembro, os demais tiveram chuva dentro ou acima da média. Vale ressaltar que o início de safra (entre agosto e setembro) as chuva foram acima da média, ajudando no balanço hídrico e na umidade do solo em um momento tão importante.

 

climatologia_observado_maringa_pr

 

Projeções Climáticas 2023

 

O Agroclima vem divulgando o enfraquecimento do La Niña devido ao aquecimento gradativo das águas do Oceano Pacífico Equatorial. A imagem abaixo mostra que as anomalias negativas (manchas em azul) ainda estão presentes, porém com menor magnitude.

 

Captura de tela_20230210_123431

 

As últimas atualizações do modelo divulgado pelo IRI (Instituto de Pesquisas Internacionais da Universidade da Columbia) e pelo CPC/NOAA (Centro de Previsões e Clima da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), reforçam a transição do La Niña para Neutralidade climática ao longo primeiro semestre de 2023.

 

Imagem4

Previsão probabilística de desenvolvimento de fenômenos El Niño ou La Niña ou neutralidade climática para os próximos trimestres.
Fonte: Consenso CPC/NOAA e IRI/Universidade de Colúmbia.

 

O que esperar para os próximos meses em Maringá?

 

Com o enfraquecimento, a grande questão a partir de agora é analisar o que os modelos de previsão indicam para os próximos meses em termos de temperatura e precipitação para Maringá. A plataforma Agroclima PRO permite visualizar e extrair a previsão 180 dias para qualquer coordenada geográfica. Abaixo os gráficos representativos dessas duas variáveis para Maringá.

 

As chuvas devem seguir regulares, com um redução gradativa, até o final de março. Após esse período, espera-se uma redução bastante significativa, com algumas ocorrências de chuva no mês de maio. Durante o Inverno, estação climatologicamente seca, deve apresentar eventos isoladas de chuva, associado a passagens de frentes frias.

 

Já em termos de temperatura, por enquanto, sem projeções de intensas ondas de frio, porém as massas de ar estarão presentes, trazendo queda nas temperaturas.

 

temperatura_chuva

Fonte: Agroclima PRO

 

A Climatempo tem como objetivo acompanhar e monitorar as projeções meteorológicas e suas influências na agricultura. A próxima safra ainda não está definida em termos de padrões climáticos. A expectativa gira em torno do retorno do El Niño, ainda em 2023. Nas próximas semanas traremos mais informações para toda comunidade Agroclima.

 

Texto produzido por Willians Bini, head de agronegócios da Climatempo.