Chuva à vista para produtores gaúchos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Embora o plantio de soja tenha tecnicamente encerrado, segue a preocupação dos produtores gaúchos. As últimas precipitações foram irregulares e de baixo volume, insuficiente para alterar o quadro de estiagem, com exceção em áreas onde os volumes registrados forma mais expressivos. 

 

De acordo com o levantamento da EMATER/ASCAR-RS (09/02), estão em floração 47% da área de soja, fase considerada crítica em relação à necessidade de água.

 

Captura de tela 2023-02-10 183234

 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, estima-se que não haverá
condições de umidade para o término do plantio na maioria dos municípios. Em Bagé, a estimativa de prejuízo da cultura já é de 20%. O município que apresenta cenário mais favorável é Dom Pedrito, onde há 160.000 hectares plantados. 

 

Em Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, as precipitações vêm ocorrendo com maior regularidade, e as lavouras apresentam bom desenvolvimento e boa sanidade. Até o momento, mantém-se a expectativa inicial de rendimento para a safra. Na faixa oeste da região, as precipitações foram menores, e há perdas em virtude do déficit hídrico. 

 

Veja abaixo como fica as condições do clima para os próximos dias com a meteorologista Eliana Gatti:

 

 

Leia também: Depois do La Niña, um El Niño. Será possível?

 

Radar Meteorológico: Chuva

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado. 

 

Foto: Getty images