Colheita da maça começa lenta em São Joaquim

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A maçã é uma fruta versátil e que pode ser consumida de diversas formas. Rica em cálcio, fósforo e potássio, além de fibras e um poderoso antioxidante, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e diminuir a pressão arterial.

 

Abertura da colheita da maça em Santa Catarina

 

Santa Catarina é maior produtor nacional de maçã e espera este ano uma safra com frutas de excelente qualidade e sabor. Serão 570,8 mil toneladas, mais da metade de tudo o que é produzido no país, em 15,3 mil hectares plantados.

 

Segundo o diretor executivo Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, este ano os produtores irão recuperar os patamares históricos de produção e o clima contribuiu para uma safra diferenciada.

 

“O clima foi favorável para formação de frutos de excelente qualidade. Nessa safra teremos frutas saborosas, crocantes, suculentas, coloridas e aromáticas, da forma que os consumidores gostam”, ressalta.

 

“Nós temos os agricultores mais eficientes do mundo, com o trabalho da Epagri, Cidasc, das cooperativas e da iniciativa privada, precisamos agora resolver os problemas além das porteiras, revela o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto.

 

O estado conta com aproximadamente três mil produtores, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo. Em Santa Catarina, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji.

 

MAÇA_KATIAFENNER_0

Foto: Katia Fenner – São Joaquim – SC

 

A produtora rural de São Joaquim, Kátia Fenner é uma agricultora familiar. Além da maça também planta batata. Ela disse que a colheita da maça em sua região está bem lenta, apenas os locais mais baixos e quentes que iniciaram os trabalhos nos pomares e, mesmo assim a maça não está muito graúda. O ritmo ganha força nos locais de maior altitude no final de fevereiro e início de março. 

 

“O frio como foi muito prolongado e atrasou a florada e o crescimento do fruto. Há algumas áreas mais altas que apresentam frutos muito verdes, ainda. Outro fator é o aparecimento do rust em algumas propriedades. É uma casquinha que fica em cima da maça com uma aparência feia de ferrugem no fruto”, comenta preocupada Fenner.  

 

Em valores brutos da produção, a maçã contribui com cerca de 50% da fruticultura estadual, um total de R$ 570 milhões. Para a armazenagem, distribuição e comercialização em mercados atacadista e de varejo, há o envolvimento de outros serviços, que ampliam a contribuição da cadeia produtiva e de comercialização de maçã para mais de R$ 2,5 bilhões anuais na economia catarinense.

 

Tendência do Clima

 

Na terça-feira (14), o avanço da frente fria associada à área de baixa pressão atmosférica, leva temporais para Santa Catarina, inclusive para as áreas onde estão os pomares de maça. 

 

Na quarta-feira (15/02) o tempo fica instável, com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora na maior parte do estado. Na região serrana e no litoral ocorrem pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios. 

 

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro a chuva será persistente sobre grande parte de Santa Catarina, com previsão de temporais e rajadas de vento.

 

Radar Meteorológico: Chuva

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Leia também: Depois do La Niña, um El Niño. Será possível?