O Paraná é um grande estado produtor brasileiro. Para se ter uma ideia, o valor bruto da produção agropecuária (VBP) de 2021 alcançou 180,6 bilhões, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Foto/Reprodução Getty Images
O município de Cascavel, é umas das cidades que mais contribuem para esse valor de produção. O VBP de 2021, na cidade foi de R$ 3,2 bilhões, uma representatividade de 1,78%. Considerada como a maior cidade produtora de soja do Paraná, com produção de 423 mil toneladas, a soja 1ª safra alcançou uma participação no VBP de 2021 de 29,63%, seguida das aves de corte com 18,39%, pinto para corte com 8,31%.
O milho e o trigo são outras culturas importantes na região. O VBP da cultura em 2021 foi de 5,45%, silagem de milho com participação de 5,07%, leite e milho 2ª safra com 4,12% respectivamente. Os dados são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O novo prognóstico do VBP referente ao ano safra de 2022 está previsto para junho de 2023.
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.
Além dos grãos, Cascavel se destaca na produção de suínos e é referência em inteligência de mercado, planejamento, urbanismo e aplicação de recursos. Isso é possível graças à posição estratégica da cidade no estado, fertilidade do solo da região e o clima favorável para a produção agropecuária.
Clima de Cascavel
O clima de Cascavel é caracterizado como de verão longo, morno e úmido. O inverno é curto e ameno e, ao longo do ano, normalmente, a temperatura costuma variar de 8°C a 28°C, sendo raramente inferior a 2°C ou superior a 32°C.
Aquacultura
Vale ressaltar que a aquacultura é outra atividade desenvolvida, sendo incrementada pelo apoio de cooperativas, que possuem frigoríficos especializados em peixes, principalmente a tilápia.
Principais produtos de exportação
Os principais produtos de exportação são carnes (67,5%), adubos (8,5%), materiais para veículos de transporte (5,4%) e soja (4,9%), tendo como principais destinos a China, Arábia Saudita, Paraguai e Uruguai.
Texto produzido por Victor Neves, engenheiro agrônomo da Climatempo