Os dados relativos à segunda estimativa da safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul foram divulgados nesta terça-feira (07/03), pela Emater/RS-Ascar, em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural (SDR), durante o evento Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Os números de produção apresentam variação negativa e o motivo são os fatores climáticos.
O cenário é de perda de produtividade devido à estiagem. As chuvas nos últimos dias em algumas cidades favoreceram as poucas lavouras de soja que estão em desenvolvimento vegetativo. A colheita do milho 1ª safra, evolui e as perdas devido ao déficit hídrico e as altas temperaturas se consolidam. Veja os detalhes abaixo:
Soja
De acordo com o relatório, a produção total estimada é de 24,73 milhões de toneladas. Os dados são referentes a segunda quinzena de fevereiro, período do levantamento. Principal cultura em termos de área e produção no estado, a soja obteve um prognóstico de safra de 14,16 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,51 milhões de hectares.
A soja apresenta estimativa de produtividade média no Rio Grande do Sul de 36,25 sacas por hectare (2.175 kg/ha). Comparado à estimativa inicial, que foi de 52,18 sacas por hectare (3.131 kg/ha), a cultura apresenta uma redução de produtividade de 30,52%. A Emater/Ascar-RS irá realizar um novo levantamento no encerramento da colheita.
Milho
O milho, importante cultura para diferentes atividades produtivas, teve uma área plantada de 810,38 mil e uma produção de 3,59 milhões de toneladas. A cultura do milho também apresentou uma redução expressiva na produtividade. Com uma estimativa atual de produtividade média de 74 sacas por hectare (4.440 kg/ha), o milho apresenta uma redução de produtividade da ordem de 39,49%, em decorrência da estimativa inicial, que previa uma produtividade de 122 sacas por hectare (7.337 kg/ha).
Feijão
O feijão 1ª safra, em uma área de 31,4 mil hectares, alcançou uma produção próxima a 49,55 mil toneladas. Já na 2ª safra, a estimativa é que o feijão seja cultivado em 20,43 mil hectares e obtenha uma produção de 28,12 mil toneladas.
Arroz
O arroz ocupa uma área de 889,54 mil hectares e, nesta estimativa atual, terá uma produção de 6,88 milhões de toneladas.
Tendência do Clima
No Rio Grande do Sul, a semana será marcada por maiores períodos de tempo aberto e elevação das temperaturas. Porém, deve terminar com a influência de uma frente fria. O sol aparece em todas as áreas gaúchas, pela manhã, mas entre tarde e noite, há previsão para pancadas de chuva podendo vir com trovoadas, inclusive em Porto Alegre. De maneira geral, de 07 até 15 de março, os maiores acumulados de chuva ficaram concentrados mais no nordeste gaúcho, com valores entre 15 e 100mm.
De acordo com a análise da meteorologista Nadiara Pereira, chuvas importantes que irão contribuir para a recuperação da umidade acontecerá no mês de maio, mas mesmo assim não vai abranger todas as áreas do estado.
Radar Meteorológico para áreas agrícolas
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Foto: Getty Images