As chuvas ao longo do mês de fevereiro mantiveram as condições favoráveis ao desenvolvimento dos frutos do café, apesar de a frequência manter os níveis de umidade do solo elevados sobre as principais regiões cafeeiras paulistas. Os dados são do Boletim Agrometerológico Café referente ao mês de fevereiro de 2023, elaborado pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.
“Essa condição de umidade indica uma maior necessidade de atenção à realização de tratamentos fitossanitários, utilizando produtos eficazes contra doenças para prevenir perdas”, diz Angelica Prela Pantano, pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O levantamento aponta que o mês de fevereiro ficou dentro da média de chuva esperada ou um pouco acima, podendo ser considerado dentro da normalidade, segundo os pesquisadores do IAC, Ludmila Bardin Camparotto e Gabriel Constantino Blain, que também participam do trabalho.
No oeste paulista, os volumes foram menores, apesar de as chuvas ocorrerem de maneira frequente.
“Em determinadas localidades choveu menos, enquanto no litoral norte vivenciou condição nunca antes registrada no estado, com precipitação recorde acima de 600 mm em um único dia. Essa condição trouxe muitos transtornos e perdas de vida, assim como prejuízos às áreas agrícolas na região afetada, ressalta Angélica Prela.
Fonte: arquivo: Café Labareda
De acordo com os registros, esses volumes excepcionais já foram observados quando se analisa uma série mais longa, como de 50 a 80 anos, por exemplo. No entanto, sempre ocorreram com boa distribuição ao longo do mês.
Em análise do mesmo período de 2022 foi observado que não houve déficit hídrico durante o final do último ano e início de 2023. Considerando o calendário agrícola do estado, as condições normais ou acima observadas nos meses de janeiro e fevereiro também foram importantes para amenizar possíveis impactos da seca agrícola.
Veja como fica a tendência do clima nos próximos dias no boletim, abaixo:
Radar Meteorológico para áreas agrícolas
O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!
Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.