Falta de umidade provoca atraso no plantio da mandioca

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na fronteira oeste gaúcha, os olericultores de Barra do Quaraí e Uruguaiana estão com a implantação das áreas de produção de mandioca, batata-doce e abóbora cabotiá atrasadas devido à falta de umidade no solo e às altas temperaturas. 

De acordo com a Emater-Ascar/RS, em Ijuí, as olerícolas seguem em desenvolvimento lento, e continua o quadro de baixa disponibilidade de água para irrigação, comprometendo as operações de semeadura e transplantio de novas áreas. Em Tenente Portela, onde houve precipitação na semana entre 06 e 12/03, os produtores retomaram a semeadura das olerícolas. O cultivo em ambiente protegido apresenta desenvolvimento normal para a época do ano, beneficiado pelo clima mais ameno durante as noites. O tempo seco persistente é favorável ao ataque de tripes e ácaros, e os agricultores encontram dificuldade no controle dessas pragas. 

Foto: Getty Images

Em Pelotas, as hortaliças folhosas sentem os efeitos do clima quente e seco, reduzindo a produtividade e comprometendo o aspecto visual. Em Santa Rosa, é visível a melhora das condições de umidade relativa do ar e do solo, que possibilitaram o plantio de novas áreas, em especial de hortaliças folhosas. Houve também melhor desenvolvimento das plantas, indicando possibilidade de retorno gradual da
produção, que estava quase totalmente comprometida devido à estiagem e às altas
temperatura.

Em Santa Maria, alguns produtores já começam a colheita da mandioca. Esta safra foi bastante prejudicada, pois a estiagem provocou muitas falhas de germinação nos mandiocais.

 

Tendência do clima 

De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, a chuva se torna mais espaçada sobre o centro-sul do país, nos próximos dias. Veja o vídeo abaixo:

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.