Semeadura do milho segunda safra foi finalizado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),100% do milho segunda safra foi semeado. Em Mato Grosso, o solo permaneceu com umidade suficiente para o desenvolvimento das lavouras, principalmente nas áreas semeadas tardiamente.

Em Mato Grosso do Sul, mesmo com a redução das chuvas, a umidade do solo permanece adequada para as lavouras. Em Goiás, a redução das chuvas, nos últimos dias, não comprometeu o desenvolvimento na maioria das áreas.

No Paraná, grande parte das lavouras apresentam boas condições, favorecidas pelas retorno das precipitações.

Em São Paulo, o plantio está finalizado. Em Minas Gerais, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em função das chuvas e da umidade do solo. A incidência de cigarrinha está sendo controlada.

No Maranhão, as lavouras apresentam boas condições, favorecidas pelas ocorrência das precipitações. No Piauí, a cultura se estabelece em boas condições, em sua maioria.

No Tocantins, a maioria das áreas encontram-se em enchimento de grãos e as precipitações foram benéficas às lavouras. No Pará, o plantio se concentra no Polo de Santarém e as precipitações frequentes favorecem o desenvolvimento.

Foto: arquivo istock

Tendência do Clima

A partir da quarta-feira (10/05), uma frente fria avança pela costa do Sudeste provocando chuvas apenas sobre a faixa leste da região. No interior do Sudeste e do Centro-Oeste há previsão para aumento da umidade, das nuvens, mas não tem previsão para chuva significativa. Entre a sexta-feira e o final de semana a chuva deve aumentar entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e interior da Bahia.

A tendência é que na segunda metade da semana a chuva fique concentrada sobre a metade Norte do Brasil, enquanto o ar seco e frio vai ganhar força sobre o centro-sul. As chuvas devem se intensificar e são esperados volumes acima de 100 mm em áreas do interior do Matopiba e do interior do Norte do país.

Já no centro-sul a previsão é para declínio acentuado das temperaturas na segunda metade da semana. Tanto as mínimas, quanto as máximas devem ficar mais baixas sobre os três estados do Sul do país e grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Porém, o frio deve ser mais intenso entre o interior do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná onde são esperadas mínimas abaixo de 10°C em diversas localidades. Porém, o risco para frio extremo, com potencial para geadas ficará restrito as regiões de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente na madrugada da quinta-feira, que promete ser a mais gelada da semana. Em áreas de milho segunda safra não há previsão para extremos de temperatura mínima.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.