Minas Gerais inicia colheita do café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em várias regiões de Minas Gerais, a colheita de café já começou e para a safra 2023 há uma grande expectativa entre os produtores. De acordo com os dados da Companhia Nacional de Absstecimento ( Conab), mesmo sendo um ano de bienalidade negativa, a produção deve alcançar 55 milhões de sacas, um número superior à de 2022.

Ainda segundo a Conab, a produção cafeeira de Minas Gerais deve ser a maior do Brasil e deve atingir o equivalente a 27,5 milhões de sacas. Já o Sul de Minas deve colher um pouco mais de 13 milhões nesta safra. Portanto, os cafeicultores de Minas Gerais, principalmente os do sul do estado, têm bastante trabalho pela frente.

Acréscimo de 25,2% em comparação ao volume total colhido na safra anterior, justificado pelo aumento da área e, principalmente, pelas melhores condições das lavouras após as últimas safras caracterizadas por climas adversos.

Foto: Café Labareda

A cafeicultura mineira é bastante tradicional e extremamente relevante para a produção nacional do grão. O cultivo acontece em diversas áreas pelo estado, porém existem algumas mesorregiões com características edafoclimáticas importantes que concentram grande parte dessa área produtora tal como o sul e centro-oeste mineiro, o Triângulo, o Alto Paraíba, o Noroeste, a Zona da Mata, o Vale do rio Doce e a zona Central.

Os últimos ciclos têm sido desafiadores para a garantia da prolífica e qualificada produção de café em Minas Gerais. Alguns fatores relacionados ao setor produtivo, especialmente no aspecto climático, foram preponderantes para a redução de potencial produtivo nas duas safras anteriores.

Tendência do clima para os próximos dias

Nos próximos dias o tempo firme vai ganhar espaço sobre todo o centro-sul do Brasil. A chuva acontece com maior intensidade sobre o sul da Bahia, nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo. No Norte também chove bastante com altos volumes acumulados. Não vai haver mais ocorrência de geada a partir de sábado.

Uma frente fria avança a Região Sudeste e chega ao Espírito Santo favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre o estado nos próximos dias. Há risco de chuva forte!

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.