Clima favorece início da colheita do algodão na BA e MT

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção de algodão em pluma deve atingir 2,90 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 13,6% em relação à safra 2021/2022 e 6,1% em relação ao levantamento anterior. Este aumento foi ocasionado por ampliação da área e ganho de produtividade, de acordo com o último boletim Agro da Conab.

Colheita do algodão no Oeste da Bahia deve acelerar nas próximas semanas

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), os trabalhos de colheita da safra 2022/23 de algodão no Brasil estão em ritmo normal. Até dia 26/05 o Paraná já alcançava 10% da área colhida; São Paulo, 12%; Mato Grosso do Sul, 3%; Minas Gerais, 8%. Mato Grosso e Bahia iniciaram a colheita e os clima irá colaborar para o avanço dos trabalhos nas próximas semanas nestes dois estados.

Tendência do Clima

O risco de temporais continua no centro-sul do Brasil. Veja os detalhes no vídeo da meteorologista Nadiara Pereira:

Exportações brasileiras de algodão

As exportações brasileiras de algodão ficaram bem abaixo do volume esperado para o mês de abril/2023. A China e a Turquia, principais compradores da pluma brasileira, têm adquirido menores volumes. O setor tem procurado ampliar a exportações para novos clientes.

A queda do consumo interno e das exportações devem fazer o estoque final da safra atual chegar a 1,91 milhões de toneladas, aumento de 32,9% em relação à safra anterior, a menos que haja uma melhora na situação econômica global, com queda dos juros e melhora no consumo, os preços tendem a cair, principalmente diante da entrada da nova safra, a partir de junho.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.