Floricultura nacional está otimista com o Dia dos Namorados

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O setor da floricultura Nacional está com grande expectativa para o Dia dos Namorados. As opções de flores e plantas são bem diversificadas e o faturamento do setor depende muito da escolha da variedade. Mas, na média, as vendas podem aumentar entre 15% e 20% se comparadas às semanas normais, segundo o diretor de Marketing do Ibraflor, Renato Opitz, e registrar um leve crescimento na comparação com o ano de 2022. O presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, William José de Wit, estima uma margem de até 9%, dependendo da região do país.

Vale lembrar que o primeiro semestre do ano é bastante importante para o setor porque 32% das vendas anuais da floricultura nacional ocorrem entre março e junho, meses nos quais são comemorados os Dias Internacional da Mulher, das Mães e dos Namorados. Desta forma, as campanhas se intensificam para o estímulo da demanda nessas ocasiões. “Mesmo com o frio tendo atrasado algumas produções, nossa expectativa é a de que o aumento das vendas fique próximo de 9% em relação ao ano passado em toda a cadeia, que envolve da produção até a comercialização para o consumidor final”, explica de Wit.

Embora ainda prevaleçam as vendas principalmente de rosas vermelhas e orquídeas para esta data, a grande variedade de flores e plantas ornamentais ofertadas ao mercado tem colaborado para a diversificação do comércio de outros produtos, tanto de corte quanto de vaso.

Produção brasileira

Segundo dados de 2021 do IBGE, são 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais em todo o Brasil. São cultivadas cerca de 2,5 mil espécies, com aproximadamente 17,5 mil variedades.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017 (último com o segmento registrado) o estado de São Paulo lidera o ranking de produção e consumo nacional de flores e plantas ornamentais e se caracteriza pela evolução tecnológica e organização setorial. Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também se destacam no cenário brasileiro.

Leia também: 56% do milho segunda safra no PR está em fase de frutificação

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.