56% do milho segunda safra no PR está em fase de frutificação

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O milho 2ª safra no Paraná está em desenvolvimento e a expectativa é de uma boa produção, ainda que as condições climáticas, com baixo volume de chuvas, preocupem os agricultores. A expectativa é que sejam produzidas 14,13 milhões de toneladas em uma área de 2,43 milhões de hectares, o que indica aumento de 6% no volume e redução de 11% na área comparativamente à safra 21/22.

De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), do dia 06/06, 19 cidades paranaenses plantaram milho 2ª safra: Campo Mourão, Pitanga, Apucarana, Cascavel, Cornelio Procopio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Maringá, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Destas, a maior parte do milho 56% está sem fase de frutificação, 35% em floração, 6% em maturação e 3% em desenvolvimento vegetativo. Do total, de 2,43 milhões de hectares plantados, 85% do milho 2ª safra se encontra em bom desenvolvimento, 13% com médio e 2% com condições ruins.

Em Toledo, que possui a maior área plantada, o milho 2ª safra atinge 50% em fase de floração, 48% em frutificação e 2% em maturação. Campo Mourão, com a segunda maior área, possui 63% do milho em fase de frutificação, 29% em floração e 7% em maturação. A cidade produtora de Cascavel, a terceira maior área segue com o milho em desenvolvimento no campo: 76% em fase de frutificação, 20% em floração e apenas 4% em maturação.

Tendência do Clima

Grandes mudanças no tempo estão previstas para os próximos dias. A partir do próximo fim de semana uma frente fria avança e volta atingir o centro-sul do país, com frio intenso, previsão de geada e até possibilidade de neve. Veja os detalhes no vídeo abaixo com a meteorologista Nadiara Pereira:

Leia também: Nova onda de frio aumenta a chance de neve

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.