Produtividade da soja na Bahia alcança 67 sacas por hectare

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita da soja no oeste da Bahia, está na fase final de colheita. Os números da pesquisa de safra 2022/2023, apontam como positivo o resultado da atual safra baiana. O destaque ficou por conta da produtividade média da soja, que atingiu 67 sacas/ha, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A safra 2022/2023 teve início em outubro do ano passado em 56 propriedades, com antecipação do plantio, de acordo com a Portaria 057 de 25 de Julho de 2022, da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab). Durante a pesquisa foram realizadas 1.141 visitas técnicas, o que corresponde a 993.253 hectares de lavouras monitoradas.

“A equipe de campo faz mensurações com metodologia quantitativa através de dados que trazemos do campo para as mesas de discussões e conseguimos validar os números reais durante essa safra 2022/2023. Esse número foi apresentado para o conselho técnico e através dele conseguimos validar e aprovar essa média de posto histórico, já alcançado em safras anteriores”, informa o gerente de agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior.

Foto: Soja – Aiba

A média de 67 saca/ha de soja já foi alcançada em safras anteriores, sendo a maior média histórica do país. “Esse é um número positivo comparado aos outros estados que produzem soja. A Bahia não só no Matopiba, mas a nível Brasil, é destaque como maior índice de produtividade no país. O produtor rural do oeste da Bahia consegue em um prazo limitado fazer apenas uma safra ao ano, uma safra cheia, mas consegue fazer seu dever de casa bem feito e trazer benefícios que resultam esse retrato das suas produtividades”, reforça o técnico da Aiba.

Tendência do Clima

A segunda-feira (12/06) começou com tempo instável e chuva intensa sobre o extremo sul de Mato Grosso do Sul, estados de Santa Catarina e Paraná. Também haverá instabilidades nas áreas que vão do Amazonas ao Amapá e do litoral do Rio Grande do Norte ao litoral norte da Bahia.

Leia também: El Niño está formado. Saiba o impacto para a agricultura

O frio ganha destaque nesta terça-feira (13/06) de Norte a Sul do Brasil com previsão de ocorrência de friagem no sul da Região Norte e atingindo mais áreas do Sudeste também a partir desse dia. É importante estar atento ao excesso de chuva entre o norte do Amazonas e Amapá e, na costa da Bahia e de Alagoas, neste início de semana. Também destaca-se o aumento do volume de chuva entre Paraná e Santa Catarina, devido ao alto potencial de transtornos. Na quarta-feira (14), a chuva acontece de forma persistente e não dá trégua, atingindo também o sul de Mato Grosso e de Goiás e grande parte do estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.  

No Nordeste as chuvas devem continuar ocorrendo sobre as áreas litorâneas, ainda com moderada intensidade entre Sergipe e Rio Grande do Norte e de forma mais isolada sobre as demais áreas. No interior nordestino o tempo vai continuar seco e quente.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.