Área semeada com trigo se aproxima de 50% no país

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área semeada do trigo já atinge 46,9% no país, o que representa um crescimento de 9,7% na área plantada, com a cultura podendo alcançar 3,4 milhões de hectares, o que resulta em uma produção de 9,8 milhões de toneladas, de acordo com o 9º levantamento da Conab.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, estima-se expansão de área de cultivo com o cereal em relação à safra anterior. Na Fronteira Oeste, o plantio está avançando rapidamente devido às condições climáticas favoráveis. Em Maçambará, os produtores já semearam 15% da área prevista, enquanto em São Borja, 20%. Nesse município, os produtores estão realizando a primeira aplicação nitrogenada em cobertura nas lavouras em fase de perfilhamento. Até o momento, as lavouras apresentam bom estande e excelente sanidade. Em São Gabriel, o plantio já foi efetuado em 10% dos 9 mil hectares previstos.

Em Frederico Westphalen, a tendência é de que a semeadura ocorra em uma área semelhante ao ano anterior, com maior concentração durante o mês de junho. Estima-se que 10% da área já tenha sido semeada, encontrando-se atualmente na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Em Ijuí, foi intenso o trabalho de semeadura da cultura, atingindo 22% da área estimada. Iniciou-se a semeadura pelas cultivares de ciclo mais longo, e continuou o preparo das áreas para as cultivares de ciclos médio e precoce.

Em Santa Maria  e municípios como Capão do Cipó e Tupanciretã o plantio já alcança 5% da área plantada. No entanto, na região, há a perspectiva de diminuição na área plantada em comparação à safra anterior.

Em Santa Rosa, durante o período intermediário recomendado pelo zoneamento agrícola para a região, que abrange o intervalo entre 11/05 e 20/07, houve acréscimo significativo no percentual de áreas cultivadas, evoluindo de 13% para 34% da área total semeada. A estimativa é de aumento na extensão das áreas cultivadas na safra de 2023 em relação à safra de 2022.

Em Soledade, houve o início da semeadura que se estende até 20/07 na maioria dos municípios. Em municípios de maiores altitudes, o prazo se estende até o final de julho. Até o momento, estima-se que apenas 10% da área destinada ao trigo tenha sido semeada.

Tendência do Clima

Na quarta-feira (14/06), a chuva retorna com mais força no noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, inclusive na região Metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte e na serra. Destaque para os acumulados mais elevados e o risco de alagamentos no norte e nordeste do RS, inclusive nas áreas de serra. Na quinta-feira (15/06) chove em todo o Rio Grande do Sul com risco de temporais por todo o estado gaúcho, sendo ao longo do dia do centro ao norte e nordeste, com acumulados elevados e risco para alagamentos e transbordamento de córregos e rios. Já nas áreas mais ao sul e oeste do estado, a precipitação também é forte, mas começa a partir da tarde. Na sexta-feira (16/06) as instabilidades se concentram agora do centro ao norte e nordeste do RS, com risco de chuva mais forte e com acumulados ainda elevados na serra, litoral norte e região metropolitana de Porto Alegre, devido ao ciclone extratropical na costa da Região Sul, que dará origem a uma nova frente fria.

Temperatura

Na quarta-feira (14/06), o frio segue sendo também destaque por todo o Rio Grande do Sul, com risco ainda de geada do centro ao oeste e campanha gaúcha. Na quinta-feira (15/06), o frio continua por todo o estado gaúcho. No sábado (17/06), há previsão de geada no centro oeste gaúcho e entre domingo e segunda (19/06) há risco de geada ampla, atingindo também áreas de serra gaúcha. 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.