Frio intenso pode comprometer potencial das oliveiras no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de oliva da região da Campanha gaúcha estão realizando podas de formação, nos pomares jovens, e de produção naqueles de idade superior a quatro anos. Os picos de elevação de temperaturas em junho, que se aproximaram de 30 °C, promoveram o início da emissão de inflorescências na cultivar Koroneiki em algumas propriedades. Essa situação gera certa preocupação, pois ainda podem ocorrer eventos de frio intenso até meados de setembro e, consequentemente, comprometer o potencial dessa cultivar, que tem se destacado como uma das mais adaptadas e produtivas no estado.

Apesar da maior nebulosidade e da umidade na segunda quinzena de junho, a sanidade dos pomares é considerada boa onde foi realizado manejo preventivo por meio do uso fungicidas durante o outono.

Tendência do Clima

Neste sábado (08), uma frente fria se afasta do Rio Grande do Sul e outro sistema frontal se forma. Vale destacar que associada a nova frente, tem um ciclone extratropical que se forma entre final da noite de sexta (07/07) e início da noite de sábado (08/07), com possibilidade de rajadas de vento entre 80 e 100 km/h.  Apesar de não ter intensidade tão forte quanto o anterior, este ciclone causará bastante chuva no centro-norte do estado. O destaque fica para o norte, a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre, onde os volumes poderão ser expressivos e distribuídos ao longo de todo o dia. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Enquanto isso, na região dos Pampas, apesar da nebulosidade, não há previsão de chuva. Atenção para o risco de ressaca no litoral norte.

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO – 09/07

Tempo firme em todo o estado do Rio Grande do Sul, com o avanço de uma área de alta pressão atmosférica. Na parte centro-sul do estado o dia começa com sol entre nuvens, mas ao longo da tarde o sol predomina. Para o nordeste do estado, o sol aparece entre muitas nuvens.

Na segunda-feira (10/07), a formação de um cavado (baixa pressão mais alongada), favorece a formação de instabilidades em toda a faixa centro-norte do estado ao longo do dia. A risco de temporais e volumes elevados nessas faixas. Para a região centro-sul, o dia fica carregado, e com chuvas isoladas a partir da tarde.    

Ressalta-se a possibilidade de neve à chuva congelada entre os dias 13 e 14 de julho na serra gaúcha e catarinense.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.