Com produção de citros em alta, oferta é maior no mercado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção de frutas cítricas é uma importante alternativa de renda e para a diversificação produtiva nas propriedades, especialmente da agricultura familiar. Do ponto de vista de saúde, a ingestão dos citros: laranja, limão, tangerina, bergamota ajudam a turbinar a imunidade, pois são fontes de vitamina C e antioxidantes.

O Rio Grande do Sul é um importante produtor de citros, com produção concentrada principalmente no final do outono e começo do inverno, o que acarreta em oferta maior nesse período, diminuindo o valor de venda, já que a oferta do produto é maior neste período.

Foto: IFPA

Clima impacta a produção

Em Erechim (RS), onde há área de 2.583 hectares, inicia-se o processamento de laranja da variedade Valência, que representa 80% dos cultivos. As temperaturas altas registradas no período proporcionaram a brotação e o florescimento precoce em algumas áreas.

Em Frederico Westphalen, a colheita de laranja de suco das variedades IAPAR, Salustiana e Rubi e de laranja Umbigo Bahia e Navelina alcança cerca de 60% das áreas, apesar do longo período de chuvas.  Laranja das variedades Valência e Folha Murcha iniciam a maturação e, em alguns municípios, já há colheita sendo destinada para a indústria, porém de qualidade muito baixa. Bergamota das variedades Caí e Ponkan estão em colheita, mas há perdas pontuais devido às chuvas e ao excesso de umidade, que causaram podridão.

Em Ijuí, laranja de umbigo e Valência bem como bergamota Montenegrina apresentam redução da queda dos frutos, mas o tamanho está menor. As temperaturas elevadas dos últimos dias provocaram o aparecimento de mosca-das-frutas, e alguns produtores de Panambi estão realizando a aplicação de extrato pirolenhoso. Os produtores começam a avaliar o potencial produtivo das culturas e a negociar volumes de comercialização para o momento de colheita.

Em Santa Maria, continua a colheita de citros, principalmente de bergamota Ponkan e de laranja de umbigo. Os produtores estão realizando os tratamentos de inverno para o controle de pragas e de doenças. Em Santa Rosa, a maioria das variedades das espécies cítricas estão em fase final de maturação. Porém, os frutos estão menores do que o normal, com rachadura e queda precoce, além do rápido apodrecimento, quando maduros, devido à alta umidade do ar. As mudas novas apresentam intenso ataque de pragas, principalmente de pulgão e de larva minadora.

Foto: IFPA

Na região gaúcha de Soledade, a colheita de bergamota Ponkan está em finalização. No Vale do Rio Pardo, inicia-se a colheita de bergamota Montenegrina. Também são colhidas laranja de umbigo precoce e Salustiana. Segue o registro de queda de frutos em razão da mosca-das frutas, principalmente em pomares mal manejados. No entanto, de maneira geral, os pomares apresentam boa carga de frutos, porém é significativa a redução do tamanho em razão da falta de chuvas no período de formação.

Tendência do Clima

Nesta sexta-feira (04/08) a passagem de uma frente fria muda o tempo na Região. Na faixa sul do estado, há previsão de chuva ao longo da manhã e tarde. A noite chuva vai embora e o tempo fica firme. Na parte central a chuva chega no fim da tarde, início da noite. Há previsão de nevoeiro entre a madrugada/amanhecer na capital, Santa Maria e pontos da faixa oeste. Para faixa norte e nordeste o tempo fica firme, sol aparece entre nuvens.

A tendência é que o tempo fique instável em toda faixa centro-norte do estado, associado com a circulação da alta pressão, que impulsiona os ventos úmidos do oceano para o continente e favorece o aumento da nebulosidade. O dia começa com muita nebulosidade e pode ocorrer chuva de fraca a moderada intensidade. Para a parte centro-sul, o dia será de sol entre nuvens. 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.