Área de cultivo de abacate mostra expansão no Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A comercialização de avocado e abacate tropical no Brasil em 2023 tem quebrado recordes, apontam dados do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). De janeiro a maio deste ano, 27.569 toneladas das variedades do fruto foram vendidas pelo seu maior entreposto no país, um crescimento de 54% (9.717 toneladas a mais) em relação às 17.582 toneladas registradas no mesmo período de 2022.

Os números indicam que este é o melhor primeiro semestre da abacaticultura brasileira desde 2007, quando o entreposto que comercializa um quarto do volume produzido de abacate no Brasil passou a fazer esse levantamento.

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que a produção de abacate no Brasil tenha crescido cerca de 38,59% entre 2017 e 2021, chegando hoje a ocupar 18,1 mil hectares. Conforme o Instituto a produtividade, na contabilidade deste último ano foi de 301 mil toneladas de abacate, tanto nacional quanto avocado, que é um parente do abacate e muito utilizado na culinária dos países hispânicos.

Estados produtores de abacate

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta, mas tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Principais destinos da produção de abacate no BR

Entre 2017 e 2023, a produção dessas regiões apoiou a exportação brasileira do fruto com um total de 56 mil toneladas destinadas ao mercado externo. Nesse período, os principais destinos foram Holanda, Espanha, França e Alemanha no mercado europeu; e Argentina e Uruguai no Mercosul. Cerca de 95% da produção de avocado no país é destinada à exportação.

Foto: Getty Images

De acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), a alta do cultivo das variedades de abacate também contribuiu para que as vendas ao exterior quase triplicassem no primeiro semestre.

Nesse período foram exportadas, no total, 19,9 mil toneladas do fruto (sendo a grande maioria avocado), 175% a mais do que as 7,2 mil toneladas registradas de janeiro a junho de 2022. Já a receita total com a exportação de avocado e abacate tropical nos seis primeiros meses desse ano foi de US$ 30,059 milhões, montante 153% superior aos US$ 11,880 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.

Avanço da área de cultivo de abacate no BR

Segundo a Associação Abacates do Brasil, o crescimento da comercialização do avocado e o seu preço mais acessível se devem à expansão de sua área de cultivo em solo brasileiro nos últimos anos, com um avanço de mil hectares em 2016 para 9 mil hectares em 2022.

“A supersafra mostra que o avocado, assim como o abacate tropical, segue em franca expansão e com um enorme potencial para apoiar o avanço do Brasil na fruticultura mundial, onde hoje o país já ocupa a terceira posição. Mas existe a oportunidade de destinar uma porção cada vez maior do cultivo de avocado para o mercado interno, o que também ajudará a sustentar o crescimento dessa cultura ao longo das próximas décadas”, diz Ligia Falanghe Carvalho, diretora-presidente da Associação Abacates do Brasil.

Leia também: Planta sente frio?

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!