Planta sente frio?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

É Inverno! Nesta época do ano, casacos, cachecóis, uma boa xícara de chá, café, um chocolate quente, são algumas das opções que podem ser usadas para driblar as baixas temperaturas. Mas e suas plantas, será que elas também sentem frio? A resposta é sim, assim como as pessoas, elas também sentem as baixas temperaturas. Por isso, durante os dias frios é importante buscar alternativas para que as plantas fiquem protegidas.

Foto: Mycchel Legnaghi

No Brasil o inverno pode se apresentar de forma diferente em cada região, com alguns lugares sendo mais secos, outros mais úmidos, temperaturas mais baixas, ventos e geadas em determinados locais e tudo isso na hora de cuidar das plantas deve ser levado em consideração. ” De forma geral, também é importante saber que as nossas plantas sempre irão precisar de cuidados específicos de acordo com cada estação do ano, mas em períodos como o inverno, geralmente elas ficam mais sensíveis e a atenção deve ser redobrada”, explica o engenheiro agrônomo, Marcos Estevão Feliciano.

Planta x água x temperatura

Assim como o corpo humano é composto em boa parte por água (mais de 70%), as plantas também têm cerca de 80% do seu peso constituído por água. As baixas temperaturas podem afetar o fluido, congelando-o e consequentemente afetando as células das plantas influenciando no seu crescimento e reprodução. Além disso, em regiões onde tem geadas, por exemplo, também pode acontecer de se formar finas películas de gelo em volta, cobrindo toda a planta e isso pode fazer com que a radiação solar tenha seus efeitos amplificados, queimando sua superfície.

Vento e luz direta

Outros fatores como o vento, que pode causar a queda de folhas e galhos, a falta de luz direta (que é primordial para algumas espécies), o solo mais úmido, propício para o aparecimento de parasitas ou até o apodrecimento da raiz, são consequências que podem atingir as plantas, caso elas não recebam os cuidados necessários.

O especialista deixa algumas dicas para amenizar os efeitos do frio e permitir que as plantas passem pelo inverno de forma tranquila:

Acomode suas plantas

 Se você tem vasos ou plantas suspensas que ficam em áreas externas, como as sacadas, por exemplo, fica mais fácil remanejá-las. A dica é trazê-las para dentro de casa, mas, sempre que possível, opte por deixá-las próximas às janelas ou locais que recebem mais a luz solar. Iluminação artificial, como a utilização de lâmpadas próximas, também podem ser uma forma de fornecer uma fonte de calor.

Antes de remanejá-las, vale fazer uma “inspeção”, se o seu vaso de planta está limpo, sem folhas e galhos mortos e/ou doentes ou com alguma praga.

Proteja contra o frio

Tanto para as plantas que ficam dentro de casa quanto, nos casos em que não é possível remanejar elas de local, para quem tem jardim externo e plantas direta no solo, por exemplo, a adubação também é uma forma de protegê-las.

A adubação rica em potássio faz com que a planta fique mais resistente ao frio, geadas, pragas e doenças. Já a adubação foliar com fosfito de potássio, favorece a resistência e deixa a planta pronta para reagir a um possível ataque de fungos.

Foto: Mycchel Legnaghi

Regue com cuidado

A frequência de regas deve ser bem menor no período de inverno, pois como as plantas estão em “dormência”, a necessidade de água, que geralmente é usada em processos metabólicos e fotossintetizantes, é menor. Desta forma o excesso de água e umidade pode provocar apodrecimento de raiz ou surgimento de fungos e pragas.

Além de diminuir a frequência, é mais indicado regá-las no período da manhã, pois de tarde e de noite o risco de o solo ficar mais úmido é maior. E o ideal é regar o solo e não as folhas e flores.

Faça podas de manutenção

Realizar podas para retirar galhos mortos, malformados ou doentes, também é uma forma de literalmente limpar a planta e melhor a incidência solar sobre ela. E vale reforçar que o final do inverno é um dos períodos mais propícios para realizar podas, pois é uma forma de já começar a prepará-la para chegada da Primavera, permitindo que cresça ainda mais bonita e saudável.

Leia também: Ausência de horas de frio acelera o florescimento dos pessegueiros

ATENÇÃO: Novo ciclone extratropical no Sul

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!