Chuva acelera crescimento e fase de floração do trigo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As lavouras de trigo se desenvolvem dentro da normalidade no Rio Grande do Sul. De forma geral, 84% das lavouras estão em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, e 2% em enchimento de grãos.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, as lavouras apresentam bom aspecto fitossanitário. As operações efetuadas foram aplicações de nitrogênio em cobertura e de herbicidas para controle de plantas invasoras. Em Erechim, a cultura encontra-se em estado vegetativo. Os produtores realizam tratamento fitossanitário e finalizam a adubação nitrogenada. Em Frederico Westphalen, 70% está em fase de germinação ou de desenvolvimento vegetativo, 25% em fase de floração, e 5% em enchimento de grãos. O retorno de chuvas mais significativas observadas na primeira quinzena de Agosto acelerou o crescimento e o processo de floração. A expectativa de produtividade é muito boa, pois a germinação e o desempenho da cultura estão dentro dos parâmetros de normalidade. Além disso, há novamente expectativa de bons rendimentos em função das condições meteorológicas.

Em Ijuí, as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório, porte mais elevado e folhas mais longas e estreitas. Em Passo Fundo, onde o plantio está estimado em pouco mais de 136 mil hectares, a cultura segue se desenvolvendo normalmente com 50% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, 40% em fase de alongamento de colmo, e 10% em fase de emborrachamento.

Foto: Grazi Camargo – São Sepé – RS

Em Pelotas, as áreas de trigo permanecem com bom desenvolvimento. A cultura está predominantemente na fase de desenvolvimento vegetativo, ou seja, 88%. As lavouras em fase de florescimento alcançam 12% e estão localizadas em Jaguarão, Piratini, Santana da Boa Vista e Canguçu. Em Santa Maria, 87% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, principalmente na fase de afilhamento, 12% em fase de início de floração, e 1% em fase de enchimento de grão. De modo geral, na região, as lavouras apresentam boa cobertura do solo e adequada população de plantas por hectare.

Em Santa Rosa, a recorrência de chuvas, aliadas à umidade relativa do ar elevada, traz preocupação aos produtores quanto à possibilidade de infestação por giberela e brusone, que causam perdas significativas de produção e de qualidade dos grãos nas lavouras. Diante da alta temperatura foi necessário o monitoramento de focos de manchas foliares e de ferrugem nas lavouras para evitar perdas de produtividade. Em algumas áreas, houve ataques de pulgão.

Em Soledade, o retorno da chuva beneficiou a cultura. No Alto da Serra do Botucaraí, a umidade do solo foi normalizada após as chuvas, e as lavouras retomam o crescimento e o desenvolvimento. De maneira geral, o aspecto das lavouras é bom, sendo um indicativo de que estão bem manejadas em termos nutricionais e fitossanitários. Porém, há casos de lavouras com aspecto de deficiência nutricional. Além disso, há lavouras entrando na fase reprodutiva que apresentam baixa estatura de plantas e doenças. A alta umidade relativa do ar, durante a semana, favoreceu o aparecimento de manchas foliares, ferrugem e giberela.

Tendência do Clima

Nesta quarta-feira (23/08), uma frente fria se desloca e ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia. Na região centro-leste do Rio Grande do Sul, a previsão é de muita nebulosidade, acompanhada por chuva ao longo de todo o dia. É importante estar atento para o risco de temporais, principalmente na região nordeste do estado, incluindo a capital Porto Alegre. Na região oeste, noroeste e norte do estado o sol aparece, mas há previsão de pancadas de  chuva com raios ao longo de todo o dia. Vale ressaltar que na faixa extremo norte, não há previsão de chuva.

Na quinta-feira (24/08), a circulação dos ventos favorece a formação de instabilidades em algumas regiões do Rio Grande do Sul. É importante ficar atento à faixa extremo norte, onde o dia será marcado por muita nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade. Na parte central, incluindo a capital Porto Alegre há previsão é de chuva apenas no período da manhã. Já na região centro-sul, o cenário será de sol e nuvens ao longo de todo o dia.

Veja também: Rally Agroclima Cooperativas acontece na próxima sexta-feira

todas as notícias aqui

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!