Mapa monitora vírus do cacau no sul da Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Após a confirmação da presença do vírus do Mosaico Moderado do Cacau (CaMMV) em plantas de cacau no sul da Bahia, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que está acompanhando o caso e tomando as medidas preventivas para controlar a sua disseminação de forma eficaz.

“Embora tenhamos identificado o vírus CaMMV no Brasil, estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a produção de cacau do país e garantir que a segurança alimentar e a sustentabilidade da cacauicultura nacional não seja comprometida”, destaca a chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas, Juliana Alexandre.

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária está acompanhando todos os procedimentos realizados pela Ceplac para o monitoramento das áreas afetadas. O vírus CaMMV não figura na lista de pragas quarentenárias do Brasil e, neste momento, a situação está sob controle.

O Mapa reitera que manterá a população informada sobre o progresso dessa situação. “Com a colaboração de todos os envolvidos, temos confiança de que superaremos esse desafio e continuaremos a prosperar na produção de cacau”, declarou Juliana.

Foto: Getty Images

A situação

Os primeiros levantamentos em campo foram realizados por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) nas áreas experimentais do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec) em Ilhéus, na Bahia, em ação de pesquisa sobre vírus associados ao genoma do cacau.

No âmbito de suas ações de pesquisa, a Ceplac, coletou amostras de plantas sintomáticas e assintomáticas para envio ao laboratório parceiro nos Estados Unidos, que detém a patente do método de identificação, onde foi feita a confirmação da presença do vírus.

A Ceplac comunicou oficialmente a situação ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA) na Bahia e à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Isso garante que todas as partes relevantes estejam cientes e envolvidas na resposta.

Tendência do Clima

Nesta quinta-feira (14/09), uma frente fria deve avançar em direção à costa do Sudeste e deve espalhar episódios de chuva de forma bastante isolada e com baixos volumes acumulados entre o Sudeste o Centro-Oeste. Nessas duas regiões não estão previstos volumes expressivos e chuva generalizada, que passa ajudar na recuperação da umidade no solo, mas o tempo deve ficar mais úmido e com maior quantidade de nuvens sobre as duas regiões na segunda metade da semana.

Acompanhando o avanço da frente fria, uma massa de ar mais frio deve provocar ligeiro declínio das temperaturas entre a sexta-feira (15/09) e o final de semana. O declínio das temperaturas será um pouco mais acentuado no sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, onde as mínimas devem atingir valores ligeiramente abaixo de 10 °C.

Durante a próxima semana, grande parte do Sudeste e do Centro Oeste vão registrar tempo seco e muito quente. O calor deve se intensificar novamente e as temperaturas máximas devem ultrapassar 35 °C em diversas localidades entre oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e grande parte do Centro-Oeste. Algumas localidades devem voltar a registrar 40°C, especialmente no Centro-Oeste.  Essa condição de períodos prolongados secos e muito quentes devem dificultar o início do plantio da soja.

É hoje: Live Rally Agroclima Cooperativas

Novidade: Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!