Algodão safra 22/23 está praticamente colhido e análise do material está em ritmo acelerado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita de algodão chega à reta final, no Brasil. Aproximadamente 98% da safra já foi colhida.

Colheita 2022/23 – Até o dia 15/09 foram colhidos: BA (92,7%), GO (97,3%), MA (98%); MG (97%), MS (100%); PR (100%), SP (99%), MT (100%), PI (99,85%) Total Brasil: 98% colhido.

Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 15/09 foram beneficiados : BA (61%), GO (73%), MA (28%) MG (63%), MS (59%); PR (88%), SP (99%), MT (40%), PI (45%) Total Brasil : 46% beneficiado.

Fonte: Relatório Abrapa

Análise do algodão em ritmo acelerado

Nos 12 laboratórios de HVI do país, as 74 máquinas operam em ritmo acelerado, para analisar as mais de 14 milhões de amostras representativas da safra 2022/2023. 

Tendência do Clima

A semana segue com uma forte massa de ar seco e quente sobre interior do Brasil e a previsão é de tempo aberto, com predomínio do sol e temperaturas cada vez mais elevadas sobre o Sudeste, Centro-Oeste, grande parte do Paraná, interior Nordestino e grande parte da região Norte. No interior do Centro-Oeste, áreas mais ao sul da região Norte, norte e oeste do Paraná, oeste de São Paulo e de Minas Gerais, são esperadas máximas próximas ou até superiores aos 40°C, até o próximo final de semana (23 e 24/09).

A chuvas devem acontecer de forma bastante isolada e com fraca intensidade na faixa leste do Nordeste, na forma de pancadas com moderada intensidade sobre o meio oeste da região Norte e novamente os maiores acumulados de precipitação nesta semana são esperados sobre o extremo Sul do Brasil, devido ao avanço de uma frente fria.

As chuvas devem avançar para o interior do Brasil somente nos últimos dias do mês de setembro e primeiros dias de outubro. Na virada do mês, uma frente fria deve avançar pela costa do Brasil organizando instabilidades sobre interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas ainda assim, em forma de pancadas irregulares.

Foto: Abapa – colheita do algodão

Exportações de algodão

O Brasil exportou 63,5 mil toneladas de algodão até a segunda semana de set/23. A média diária de embarque supera em 44% em comparação com o set/22. Já, a estimativa para a safra brasileira 23/24, que começará a ser plantada no final deste ano aumentou para 3,0 milhões de toneladas (+120 mil tons).

Chuva, enchente e o cenário do algodão internacional

Na última terça-feira (12/09) os EUA divulgaram o relatório de oferta e demanda de setembro e estimaram que o Brasil deve ter uma safra maior que a americana em 23/24 pela primeira vez na história. A área de algodão do Texas recebeu algumas chuvas. Apesar de já ser tarde, deve ajudar um pouco. Na Grécia, inundações causaram danos gigantescos. Além da crise humanitária, uma estimativa preliminar e cautelosa sugere que aproximadamente 500 mil toneladas de algodão foram perdidas.

Leia também: Onda de calor pode provocar estresse térmico nas plantas

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!