Chuva prejudica produção de hortaliças em Santa Rosa

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, os produtores de Alegrete relataram a ocorrência de danos decorrentes das chuvas torrenciais, ventos fortes e da queda de granizo nas áreas de cultivo a céu aberto de alface, rúcula, couve e espinafre. Em São Borja, os produtores de alface e rúcula que não possuem cobertura plástica para proteger os cultivos sofreram prejuízos em razão dos grandes volumes de chuva, segundo levantamento da Emater/Ascar-RS.

Em Santa Rosa, a chuva das últimas semanas vem prejudicando a produção de hortaliças cultivadas a céu aberto, causando erosão nos canteiros e danificando culturas, como alface, rúcula e chicória. A campo, os excessos de chuvas também prejudicam a germinação e o desenvolvimento das culturas, além de promover erosão nas áreas mais íngremes. Culturas como tomate a campo estão apresentando muitas doenças em virtude do excesso de umidade.

Em Pelotas, novamente o clima foi bastante desfavorável para o desenvolvimento das hortaliças devido à continuidade das chuvas e à ocorrência de muitos dias nublados. Em função de os solos estarem bastante encharcados, o preparo dos canteiros seguiu paralisado. Além disso, não foi possível realizar os manejos necessários, pois as áreas de produção estavam intransitáveis. Haverá atraso na produção e redução na oferta das principais hortaliças nos mercados em geral, o que pode resultar em elevação de preços, especialmente para folhosas, que são as hortaliças mais afetadas pelas condições climáticas.

O prejuízo também é observado em Santa Maria. Além das enchentes que alagaram alguns cultivos, houve um longo período de baixa luminosidade. Em Cachoeira do Sul, são estimadas perdas de 40% no cultivo de folhosas a campo e de 30% em cultivos protegidos.

Tendência do Clima para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

Neste sábado (23/09), o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva moderada a forte e muita nebulosidade ao longo de todo o dia na faixa sul do estado. No centro e nordeste do estado, a condição será de muita nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. No extremo norte gaúcho, o tempo volta a ficar firme, sem chuva.

No domingo (24/09), a chuva continua no Rio Grande do Sul. Há previsão de muita nebulosidade e condição de chuvisco/garoa no sul do estado. Na faixa central, incluindo a capital Porto Alegre, a chuva é de moderada a forte intensidade. Destaque para a temperatura, que cai ao longo do dia em boa parte do Rio Grande do Sul. Por fim, para a faixa norte, a condição será de sol entre algumas nuvens, sem chuva.

Na segunda-feira (25/09), há previsão de chuva sobre o Rio Grande do Sul. No sul e no centro do estado, muita nebulosidade e chuva de fraca a moderada ao longo do dia. Destaque para a região nordeste, incluindo a capital Porto Alegre, onde o tempo permanece chuvoso ao longo de todo o dia. No norte gaúcho, o sol aparece, mas há previsão de pancadas isoladas de fraca a moderada, acompanhadas por raios.

Leia também: Primavera será marcada por chuva acima da média e novos eventos de ciclone no Sul

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!