Não é de hoje que o cenário nos campos da metade sul do Rio Grande do Sul tem se modificado. É nesta paisagem que cereais como trigo, aveia e triticale começam a ganhar espaço no melhor aproveitamento das áreas.
De acordo com o levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 29% do trigo no Brasil já foi colhido. No Rio Grande do Sul, as lavouras já mostram as consequências do excesso de chuvas e falta de horas de sol, principalmente naquelas semeadas mais cedo. Nessas lavouras, há a presença de doenças fúngicas e os tratamentos não foram suficientes para conter o dano, principalmente devido ao excesso de água no solo que inviabilizou as operações. Nas lavouras que recém entraram na fase reprodutiva, o nível de doenças é menor.
No Paraná, a maior parte das lavouras encontra-se em enchimento de grãos e maturação. Algumas áreas refletem os impactos das altas temperaturas, além dos últimos eventos de chuva com ventos fortes que causaram danos, inclusive acamamento.
Em Santa Catarina, as lavouras permanecem em boas condições e mais da metade está entre desenvolvimento vegetativo e floração. Casos pontuais de doenças fúngicas foram tratados, e demais tratos culturais e preventivos estão sendo executados para a manutenção da produtividade e qualidade. A colheita iniciou em lavouras semeadas em meados de maio.
Condições do trigo em outros estados produtores
Em Minas Gerais, a colheita avançou, restando algumas áreas, sobretudo irrigadas. O produto tem apresentado boa qualidade, de forma geral. Em São Paulo, a colheita avança, mas há relatos de oídio e ferrugem que estão sendo tratados. Em Goiás, as lavouras irrigadas estão finalizando a colheita. Em Mato Grosso do Sul, o forte calor está colaborando para a perda de umidade nos grãos das últimas lavouras. Na Bahia, a colheita vem apresentando produto de ótima qualidade. Os produtores aceleram a colheita visando liberar a área para o plantio antecipado da soja.
Tendência do Clima nos próximos dias no RS
Nesta quinta-feira (28/09), o tempo volta a ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul. A condição será de sol entre nuvens e sem chuva em toda a faixa centro-sul do estado, incluindo a capital Porto Alegre. No extremo norte do estado, o sol aparece, mas podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas por raios.
Na sexta-feira (29/09), há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite no norte gaúcho. No extremo sul do estado, a passagem de uma nova frente fria traz novamente a chuva com muita nebulosidade ao longo de todo o dia. Nas demais áreas, inclusive a capital Porto Alegre, a condição será de tempo firme ao longo do dia.
No sábado (30/09), o tempo volta a ficar instável em boa parte do Rio Grande do Sul. No centro-leste do Rio Grande do Sul chove de fraca a moderada intensidade. No noroeste gaúcho, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas isoladas. No oeste do estado, o sol aparece e não chove.
No domingo (01/10), o tempo fica firme em todo o Rio Grande do Sul. A condição será de sol entre algumas nuvens e sem chuva.
Leia também: Período seco e temperatura alta podem prejudicar início do plantio da soja em MT
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!