Do pó a chuva: produtores aguardam bons volumes de precipitação para avançar com a semeadura da nova safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Mato Grosso, o percentual de implantação da soja está inferior se comparado ao mesmo período do ano passado. Um dos motivos pode estar associado ao déficit hídrico no solo, potencializado pelas altas temperaturas que inviabilizaram o maior avanço de áreas semeadas. De uma forma geral, os talhões recém semeados apresentam bom desenvolvimento inicial.

Em Goiás, os produtores aguardam precipitações mais significativas para iniciarem o plantio. Em Mato Grosso do Sul, a redução das temperaturas incentivaram os produtores a retomar a semeadura, porém com cautela, pois o plantio está sendo realizado em solo seco. As lavouras que germinaram enfrentam estresse hídrico, no entanto estão suportando a condição climática adversa.

No Paraná, o plantio da soja está evoluindo, principalmente no oeste e sudoeste, e alcançou 16% da área estimada. As lavouras estão em fase de emergência e desenvolvimento vegetativo. Em Itambé, no norte do estado, os produtores iniciaram a semeadura no pó e aguardam pelas chuvas ao longo desta semana.

Ao todo, 4,1% da soja no país foi semeado, segundo levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento.

Tendência do Clima

A partir desta quarta-feira (04/10) as chuvas ganham força sobre o Sul do Brasil e deve se espalhar sobre a faixa leste do Sudeste. As chuvas mais intensas devem se concentrar entre o norte gaúcho, interior catarinense e leste do Paraná, onde pode chover mais de 50mm neste evento.

Na quinta-feira (05/10) a frente fria, associada ao sistema, deve avançar em direção a costa do Sudeste e as instabilidades diminuem sobre o Sul. A trégua da chuva será curta e a partir da sexta-feira (06/10), um novo sistema deve se formar e vai voltar a provocar chuvas fortes.

No final de semana (07 e 08/10), as chuvas tendem a se espalhar entre o Sudeste e o Centro-Oeste, com volumes moderados de precipitação entre São Paulo e sul de Minas Gerais, enquanto no Centro-Oeste, a chuva se espalha sobre a maior parte da Região de forma isolada. No interior do Matopiba, o tempo seco predomina na maior parte da primeira quinzena de outubro. Na Região Norte, as chuvas ganham força e chove com moderada intensidade sobre o meio oeste da Região, atingindo inclusive Rondônia a partir do final de semana.

Entre os dias 12 e 16/10, a tendência é que a chuva se espalhe mais e atinge o meio oeste e o sul do Pará.

Temperatura

Na região central do Brasil, as temperaturas estão bastante elevadas. Porém, a tendência indica que nos dias 07 e 08 de Outubro, com o aumento das chuvas, o calor diminui um pouco.

Leia também: Como será a Primavera 2023 para a Agricultura?

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!