A safra de maça está em desenvolvimento e os pomares da produtora Katia Fenner, em São Joaquim (SC) estão florindo. No momento, o que se observa são os os brotos das árvores em estágio de abertura de florada, mas até o dia 15 de Outubro, a tendência é que atinja a plenitude.
De acordo com a produtora, há muitos desafios pela frente. O primeiro é a polinização para que se desenvolvam as sementes. Neste caso, as abelhas polinizadoras têm papel vital na qualidade e na quantidade de produção dessa fruta tão apreciada, já que a cultura da macieira, é altamente dependente da polinização para conseguir frutificação.
“Na minha propriedade noto que as abelhas, inclusive as nativas estão tendo neste momento, dificuldade de realizar seu processo natural”, informa a produtora.
O segundo desafio é a questão das chuvas. “Nos últimos dias tem chovido bastante no estado”, conta Fenner.
Dados do Instituto Nacional de meteorologia mostram que entre 9h do dia (02/10) até 10h desta sexta-feira (06/10), foram acumulados um total de 71,2 milímetros, em São Joaquim. Porém outras áreas do estado já acumularam mais de 100 milímetros de chuva.
Vale destacar que a alta umidade e as chuvas podem provocar o surgimento dos fungos da sarna da macieira, uma das principais doenças foliares. “Para que a doença não se desenvolva costumo realizar pulverizações com aminoácidos e vitaminas como forma de monitoramento para a doença não entrar nos pomares”, explica a produtora.
Uma vez dentro dos pomares, a sarna da macieira provoca pequenas lesões circulares nos frutos e posteriormente ocorrem deformação, rachaduras e queda prematura. Os ramos novos, quando infectados, podem apresentar lesões e cancros. A disseminação da doença é feita pelo vento.
Condições do clima para a produção de maça
O produtor deve ficar atento às condições do clima na época da floração. Florações mais curtas necessitam de mais abelhas para polinização em menos tempo. Se houver frio e chuva durante a florada, principalmente próximo da plena floração, é imprescindível aumentar o número de colmeias por hectare para que as abelhas consigam visitar as flores e fazer a polinização e assim evitar transtornos de frutificação efetiva.
ALERTA: Santa Catarina em alerta para o risco de inundações
Manejo e polinização da macieira
O manejo da polinização deve ser feito de maneira adequada. “Envolve desde a escolha das variedades, o preparo da área de plantio, o arranjo das plantas no pomar e tratos culturais até chegar à época da floração e o manejo das abelhas”, explica o pesquisador André Sezerino, da Estação Experimental da Epagri em Caçador (SC).
Ele acrescenta que a partir do momento em que as plantas iniciam o florescimento, deve-se iniciar também o manejo das abelhas para estimular a polinização cruzada.
“Recomendamos pelo menos seis colmeias de abelhas com ferrão por hectare. Essa introdução deve ser sequencialmente, metade no início da floração e metade na plena floração”, diz o pesquisador.
A introdução escalonada é necessária, explica André, por causa da competição floral e porque as flores de maçã produzem pouco néctar. “Essa adoção de tecnologia de introdução sequencial de abelhas permite aumento bem significativo da frutificação efetiva nos pomares de macieiras de Gala e Fuji na região serrana de Santa Catarina”, complementa.
Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil. Na safra 2022/23 o Estado colheu 555.195 toneladas da fruta, numa área de 15.302 hectares.
Fique de olho nas condições do tempo para os próximos dias em Santa Catarina aqui
Leia também: Como será a Primavera 2023 para a Agricultura?
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!