Chuva impossibilita aplicação de fungicida via terrestre em Pelotas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Produtores de trigo em Pelotas (RS) estão preocupados e para evitar doenças nas espigas do trigo. Impossibilitados de aplicar fungicidas por métodos terrestres, devido ao excesso de umidade no solo, contrataram serviços de aviação agrícola para essa finalidade. Ao todo, 59% das lavouras estão em enchimento de grãos, 31%, em florescimento, 6%, no início de maturação e 4%, ainda em desenvolvimento vegetativo.

Em Soledade, as lavouras progridem à maturação, e alguns produtores utilizam dessecantes para uniformizar a colheita. O cenário varia, com lavouras bem cuidadas, que apresentam boa saúde e produtividade, enquanto outras, com deficiências no manejo de doenças, têm baixa qualidade de grãos. As chuvas excessivas durante o florescimento e o enchimento de grãos resultaram em alta incidência de giberela e em doenças foliares nas lavouras mal manejadas. A janela de tempo firme permitiu tratamentos fungicidas, mas algumas áreas ainda precisam de tratamento. A continuação das chuvas em lavouras madura também afeta a qualidade dos grãos.

Em Santa Maria, 5% estão em fase de floração, 45% em enchimento de grãos, 44% em maturação, e 6% já foram colhidas. As perdas registradas até o momento indicam redução de 15% na produtividade das lavouras. Em Santa Rosa, houve um progresso limitado nas áreas de colheita em razão das chuvas, que impediram o acesso às lavouras. Até o momento, 26% das lavouras foram colhidas, e 61% estão na fase de maturação. De acordo com a Emater/Ascar-RS, o último levantamento mostra uma redução sistemática de produtividade que persiste com média atual de 2.469 kg/ha, em comparação com a expectativa inicial de 3.267 kg/ha, o que representa redução de 24%.

Tendência do Clima

Nesta quarta-feira (18/10), o tempo volta a ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul. A entrada do ar frio derruba as temperaturas. Atenção para a faixa extremo norte, onde a condição será de muita nebulosidade entre a tarde e a noite, e há previsão de chuva de fraca intensidade.

Na quinta-feira (19/10), o tempo permanece firme em boa parte do estado. A condição será de sol entre algumas nuvens, sem chuva. O destaque fica por conta da faixa noroeste, onde há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia.

Na sexta-feira (20/10), o tempo segue instável em toda a faixa norte do Rio Grande do Sul. A condição será de muita nebulosidade, e há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade. Para o restante do estado, a condição será de sol entre algumas nuvens, sem chuva.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!