Média de exportação de algodão caiu na terceira semana de Outubro

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Brasil exportou 153,7 mil tons de algodão até a terceira semana de Outubro/23. A média diária de embarque é 19,8% menor em comparação com Outubro/22.

Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 26/10 foram beneficiados: BA (90%), GO (97,30%), MA (70%), MG (86%), MS (92%); PR (100%), SP (100%), MT (68%), PI (70%) Total Brasil : 74% beneficiado.

Clima x Algodão pelo mundo

O governo do Egito limitou as exportações de algodão a 40.000 toneladas para a safra 2023/24. No Paquistão, a colheita de algodão avança mesmo com algumas adversidades climáticas. A previsão da colheita é de 1,42 milhão de toneladas, 67% a mais que a safra passada (850 mil tons). Na Austrália, apesar de condições relativamente confortáveis em termos de armazenamento de água para irrigação, a situação começa a preocupar os produtores para a próxima safra, já que as bacias hidrográficas estão totalmente secas e a umidade de solo está em níveis muito baixos.

Algodão livre de imposto

O ministro Carlos Fávaro e a delegação brasileira formada por secretários e técnicos do Ministério da Agricultura estão na Indonésia para realizar reuniões bilaterais com temas sanitários e fitossanitários, acordos de cooperação técnica e fortalecimento da relação comercial entre os países. A comitiva segue para Nova Délhi, na Índia onde irá se reunir com autoridades para negociar uma cota de importação para o algodão.

O objetivo é que o algodão brasileiro esteja livre dos 11% de imposto cobrado na entrada no país, semelhante ao acordo atualmente vigente entre Índia e Austrália. A delegação participará também da Feira World Food Índia – uma das mais importantes feiras de alimentos do país – que contará com a exposição de produtos da agropecuária brasileira.

Leia também: Forte ciclone provoca tempo severo no Sul do Brasil no feriado