Safra 23/2024 de soja no Tocantins pode ultrapassar 1,4 milhões de hectares

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semeadura da soja no Tocantins avança e os produtores estão realizando os trabalhos no período noturno para aproveitar a janela de plantio. No ano de 22/23 a safra ocupou mais de 68% da área e 62,7% de toda a produção de grãos no Estado. A soja é a principal cultura em área e produção e a expectativa é que a oleaginosa alcance 1,4 milhão de hectares plantados nesta safra atual 23/24, no Tocantins. Veja o vídeo feito por @jvpbonilha enviado aqui para a redação do Agroclima:

Thadeu Teixeira, é engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e explica que a região do Matopiba é um polo importante na produção de grãos e o produtor está de olho em alguns fatores determinantes. O primeiro é o clima.

O engenheiro agrônomo aponta as incertezas relacionadas ao fenômeno El Niño.

“Nos primeiros meses de safra, a chuva pode ficar abaixo da normalidade, mas com níveis satisfatórios ao cultivo da soja e milho. Porém, pode impactar diretamente nas fases importantes de desenvolvimento da cultura da soja e a segunda safra de milho que exige um maior período chuvoso se comparado a culturas como o sorgo, por exemplo. Precisamos estar atentos”, observa Teixeira.   

O produtor tocantinense deve estar atento também aos custos de produção, estoques elevados e a situação da safra na Região Sul do Brasil assim como os vizinhos Argentina e Paraguai.

Thadeu Teixeira diz que o produtor deve levar em consideração que os estoques no Brasil continuam altos o que impacta nos preços atuais e futuros.

“ O que pode afetar os preços no mercado é a perspectiva de uma safra 23/24 com bons volumes de chuva no Sul do pais, Argentina e Paraguai, influência de El Niño que pode acarretar em safra superior se comparada a anos anteriores. Desta forma, compensar possíveis reduções de produção na região do Matopiba e Centro-Oeste provocadas pelo mesmo fenômeno”, opina o agrônomo.

Tendência do Clima   

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta quinta-feira (02/11), as pancadas de chuva isoladas com raios já podem acontecer a qualquer hora do dia e por vezes podem ocorrer com moderada a forte intensidade na região do Matopiba. As rajadas de vento podem ficar entre 40 a 60km/h e a chuva pode acumular entre 10 e 25mm em algumas áreas.

As chuvas vão continuar também se espalhando cada vez mais pela fronteira agrícola do Matopiba durante a sexta-feira (03/11) e no final de semana. Os maiores volumes de precipitação, entre os dias 04 e 09 de novembro, são esperados entre a Bahia, norte de Goiás, metade de Mato Grosso, grande parte dos estados da região Norte, incluindo Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins, além de áreas produtoras do sul do Maranhão e sul do Piauí.

Foto: Getty Images

Leia também: Forte ciclone provoca tempo severo no Sul do Brasil no feriado

Clima antecipa a florada e altera sazonalidade da venda de flores

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!