Chuva e umidade alta dificultam controle de doenças nas lavouras de feijão primeira safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semeadura do feijão primeira safra continua em andamento nos campos gaúchos. Em algumas regiões, onde é realizada uma segunda safra, o plantio já foi finalizado ou está próximo de ser concluído, de acordo com o último boletim da Emater/Ascar-RS.

Em áreas com apenas um ciclo de cultivo, o plantio está em fase inicial. Das lavouras já estabelecidas, a maioria (87%) encontra-se em desenvolvimento vegetativo; 10% estão em fase de floração; e 3%, em enchimento de grãos.

Em Caxias do Sul, o cultivo é conduzido em um ciclo único. Embora algumas lavouras para autoconsumo já tenham sido estabelecidas, a semeadura das lavouras destinadas ao mercado comercial terá início somente em dezembro. Em Ijuí, todas as áreas de 1ª safra estão implantadas. A cultura está se desenvolvendo conforme o esperado, com bom potencial produtivo. As plantas continuam a crescer adequadamente, apresentando folhas bem desenvolvidas. Houve início da manifestação de doenças nas hastes e caules, levando os produtores a realizar aplicações de fungicidas nas lavouras com o objetivo de proteger a qualidade das sementes.

Em Frederico Westphalen, observa-se que 50% da área se encontra nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, 40% na fase de floração e 10% na fase de enchimento de grãos. Esse progresso é resultado das condições ambientais favoráveis, além do manejo realizado pelos agricultores, que envolve o controle de pragas, de doenças e a adubação nitrogenada.

Em Pelotas, os plantios estão em andamento. Até o momento, 53% das estimativas iniciais de plantio foram concluídas. As lavouras estabelecidas apresentaram melhora significativa devido ao aumento médio das temperaturas. Em Santa Maria, o plantio da primeira safra foi concluído. Novos plantios ocorrerão somente durante o período da safrinha previsto para janeiro e fevereiro de 2024.

O longo período chuvoso e a alta umidade têm representado desafios no controle de doenças e propiciado o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras. Atualmente, 60% das lavouras estão na fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo, 30% na fase inicial de floração, e 10% no estágio de enchimento de grãos.

Tendência do Clima

A semana começa com tempo firme e seco no Rio Grande do Sul. Não chove em nenhuma região. O destaque é a ocorrência de rajadas de vento de moderada intensidade no oeste do estado. Na terça-feira (07/11), a circulação de ventos favorece a formação de instabilidades no oeste gaúcho. A previsão é de pancadas de chuva de até forte intensidade, concentradas no período da tarde. Tempo firme nas demais regiões. 

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!