Da poesia de Castro Alves (O Navio Negreiro), passando pela série Transatlântico quando um grupo de jovens salvou milhares de refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, a 4ª edição do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas também irá ficar registrado na história e na memória de duas mil mulheres agregadoras, integradas e cheias de propósito para construir um legado de atitude no segmento do Agronegócio.
A viagem começou com céu nublado no horizonte da baixada santista, mas internamente a bordo do navio MSC Precioza, o clima era caloroso.
O percurso da jornada das mulheres cooperativistas teve início em Santos (SP) com destino a Balneário Camboriú (SC), realizado com maestria pelo Grupo Conecta que reuniu 300 cooperativas agro brasileiras, uma turma de cooperativistas do Paraguai onde forma recepcionadas com as “boas vindas” junto a tripulação do navio.
Na programação palestras técnicas sobre liderança, gestão, educação, comunicação, sucessão, saúde da mulher e dicas de investimento e uma visão do mercado. No palco, representantes de várias cooperativas pelo Brasil relataram como estão quebrando barreiras no mercado de trabalho e como é importante buscar a informação e a capacitação para a verdadeira mudança.
Norma Gatto é produtora rural, contou como foi difícil o início de sua gestão quando não tinha a menor ideia de como tocar duas fazendas a 800 km de distância uma da outra. Mas, tinha uma certeza: precisava ir atrás de capacitação e pedir ajuda para aprender. Veja:
Fernanda Falcão, engenheira agrônoma e gerente técnica da Sementes Falcão falou de sustentabilidade na prática e acredita que a inovação atrai bons resultados se usada de forma eficiente e sustentável.
O encontro também trouxe uma palestra motivacional sobre preparação, atitude com foco no individual e coletivo com a campeã de basquete Hortência. Assista:
Saúde da mulher foi tema durante o Enmcoop
A saúde da mulher também teve espaço na programação do evento. A médica Silvia Sabino chamou a atenção para a prevenção. “Nos dias atuais onde a mulher equilibra vários pratos ao mesmo tempo é necessário se auto conhecer e buscar realizar um acompanhamento anual para ter uma vida plena. Na maioria dos casos, a detecção de uma doença no início tem uma maior chance de cura quando o diagnóstico é realizado na fase inicial”, alertou Sabino.
E, quando o assunto é dinheiro x investimento, a mulher do Agro busca conhecimento para cuidar das finanças. Investir de forma errada aumenta os riscos e no último dia da programação a duas mil mulheres presentes no anfiteatro ganharam uma aula técnica. Roberta Paffaro, especialista em finanças para o Agro trouxe opções de onde investir a sua carteira de negócios, explicou sobre como e onde aplicar e quais as diferenças entre poupança e as demais alternativas de curto, médio e longo prazo.
Veja outros vídeos da cobertura aqui
Além de todas essas palestras, sobrou espaço para desfile de moda e painéis com histórias inspiradoras. Um dos momentos mais marcantes do evento foi o lançamento do livro “O Chamado de um Propósito“, de Luciana Martins, diretora da GPO Conecta.
Luciana aproveitou a oportunidade do encontro para incentivar as mulheres presentes a ouvir o coração e despertar dentro delas sua liberdade criativa, vontades e intenções verdadeiras. ” Trabalhar com objetivos claros direcionando seu esforço na busca de aprimoramento do talento para medir seu progresso. Assim o caminho para realização será a construção de um legado cheio de princípios”, comenta Martins.
Foram três dias de imersão e aprendizado onde cada mulher pode compartilhar seus erros e acertos, conhecer onde estão as oportunidades, extrair suas potencialidades para enfrentar os desafios do dia a dia dentro e fora da porteira.
As mulheres que estiveram a bordo do navio voltaram para casa diferentes. Além da bagagem habitual, carregam consigo muitas emoções, novas amizades, conexões, conhecimento técnico e inspiração para mudar, atingir seus objetivos de crescimento e realizar seus sonhos.
A jornalista viajou a convite do Gripo GPO Conecta.