Produtividade da cana cresce 21,5% nesta safra, diz CTC 

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os canaviais colhidos no mês de outubro na região Centro-Sul alcançaram 77,3 toneladas por hectare, produtividade 14,5% superior à registrada na safra passada (67,5 t/ha).

No acumulado da safra, a produtividade registra crescimento próximo a 21,5% (89,3 t/ha nesta safra, contra 73,5 t/ha em 2022/23). Os dados são do Boletim “De Olho na Safra”, elaborado pelo CTC.

Os maiores crescimentos da produtividade nesta safra foram observados em Araçatuba (38,6%), Piracicaba (27,2%) e São José do Rio Preto (26,6%).

Foto: Getty Images

A qualidade da matéria prima (ATR) colhida no mês de outubro superou a média da safra anterior (141,3 kg/tc na safra passada contra 143,5 kg/tc nesta safra). No acumulado, os valores ficam praticamente iguais na média para o Centro-sul, sendo de 137,4 kg/tc da safra 2022/23 e 137,1 kg/tc na safra atual.

A maioria das regiões, com exceção dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e das regiões de Assis e Araçatuba, está com variações de ATR inferiores quando comparados com 2022/23.

Tendência do Clima

A partir desta sexta-feira (01/12) as chuvas tendem a ganhar força sobre grande parte do Centro-Oeste e áreas mais ao norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nestas áreas as chuvas tendem a ocorrer de forma irregular, mas os volumes podem variar de 30 a 50mm em diversas localidades, favorecendo o aumento da umidade do solo para o plantio e desenvolvimento da soja.

Ainda no dia 01/12 as chuvas também ocorrem entre a Bahia, Tocantins, sul do Piauí e sul do Maranhão. Nestas áreas as chuvas tendem a ocorrer de forma irregular, mas os volumes tendem a variar de 30 a 50mm em diversas localidades, favorecendo o aumento da umidade do solo.

As chuvas tendem a aumentar na primeira semana de dezembro também sobre as áreas produtoras de Rondônia e sul do Pará, onde tende a chover de 30 a 50mm.

Na segunda semana de dezembro as chuvas voltam a reduzir sobre a metade norte do País. Sobre o Matopiba o tempo seco deve se intensificar, enquanto nas demais áreas da região Norte os episódios tendem a acontecer, mas de forma isolada e com baixos acumulados. No Centro-Oeste os episódios de chuva tendem a acontecer, mas de forma isolada e com baixos acumulados.

Temperatura

O tempo continua abafado sobre a maior parte das regiões, mas com o aumento das instabilidades sobre o interior do Brasil, não são esperados extremos de temperatura máxima como vinha ocorrendo na primeira quinzena do mês. Ao longo desta semana as temperaturas mais elevadas são esperadas sobre o Centro-Oeste, onde a máximas devem ficar acima dos 35°C em muitas localidades.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!