O setor da floricultura brasileira espera encerrar 2023 registrando um crescimento de 8% de maneira geral, em toda a cadeira. A estimativa é do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura. Para o Natal, os produtores já abasteceram o mercado com as plantas mais tradicionais, como tuias para as árvores naturais e poinsétias e antúrios para a decoração. De modo geral, as flores nas variantes do vermelho continuam sendo as mais procuradas nesta época.
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De acordo com o presidente da instituição, William de Wit, o resultado positivo deve-se, essencialmente, à preocupação do setor produtivo que, para acompanhar o mercado mundial, vem investindo cada vez mais em tecnologias e em sustentabilidade em suas estufas. Já o setor da distribuição tem trabalhado arduamente no equacionamento das questões relacionadas à logística e os pontos de venda procuram, a cada dia, melhor atender as necessidades e desejos dos consumidores.
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“É um trabalho conjunto, no qual todos os elos da cadeira estão empenhados em se manterem competitivos no mercado”, resume William de Wit. Ele destaca que, este ano, o Ibraflor, juntamente com a Embrapa, lançou o “Selo Azul” para certificar os produtores de flores e plantas ornamentais que fazem o uso responsável da água. A coordenação do projeto está a cargo da assessora técnica do Ibraflor, Ana Paula Sá Leitão, e de Fernando Ruiter, produtor de flores da região de Holambra (SP) e representante do Instituto na RENAI – Rede Nacional da Agricultura Irrigada.
Outro destaque do ano é o levantamento realizado em conjunto com o Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq/USP), que ratificou a grande força da mão de obra feminina no setor da floricultura nacional. “Trata-se do setor que mais emprega mulheres no agronegócio, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região”, informa o presidente o Ibraflor.
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