Janeiro começa com tendência de chuva na fronteira agrícola do MATOPIBA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na primeira quinzena de dezembro, no Matopiba, predominaram chuvas irregulares e altas temperaturas que impactaram o progresso da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. A presença de áreas com teores baixos, médios e elevados de umidade do solo resultou em condições distintas, apresentando-se suficientes ou restritas, em determinadas áreas, para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

No extremo oeste e centro-norte da Bahia, a semeadura avança conforme a ocorrência das chuvas. No Maranhão, o plantio está em ritmo lento devido ao clima e à prioridade na semeadura da soja. No Piauí, a semeadura está em progresso. Nesta sexta-feira (29/12), são esperadas chuvas isoladas no Matopiba. 

A partir de domingo (31/12), o ar seco perde força e a chuva começa a se espalhar sobre o interior do Nordeste e ganhar intensidade sobre a fronteira agrícola do Matopiba. Até 4 de janeiro são esperados volumes bastante expressivos de precipitação no interior do Matopiba, onde diversas localidades podem receber mais de 100 mm acumulados em 5 dias. Veja abaixo os mapas de previsão de chuva acumulada para os próximos dias:

Os temporais devem ser mais intensos e há risco para transtornos na Bahia, onde os volumes de água tendem a ser ainda mais expressivos com temperaturas bem mais amenas na virada do ano e nos primeiros dias de janeiro.

Veja também: Alerta: Chuva retorna para áreas mineiras que sofrem com a estiagem

No podcast Agrotalk: Erros comuns podem comprometer a pulverização da lavoura de soja

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!