Dados do relatório semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que 18,6% do milho primeira safra já foi colhido no país. Em Minas Gerais, as lavouras apresentam desenvolvimento abaixo do normal, ocasionadas pelo clima adverso.
No Rio Grande do Sul, o tempo seco e quente favoreceu a colheita, mas afetou as lavouras tardias e os tratos culturais.
Na Bahia, as chuvas favoreceram os cultivos. No Piauí, as lavouras estão em boas condições. No Paraná, a colheita avança. Em Santa Catarina, a colheita evolui.
Semeadura do milho 2ª safra avança nas áreas produtoras
Ainda de acordo com o relatório semanal da Conab, a semeadura do milho 2ª safra avança e já registra um percentual de 31,5%. Em Mato Grosso, as condições climáticas favoráveis têm permitido avanço significativo na semeadura e beneficiado o desenvolvimento inicial.
Em Mato Grosso do Sul, a falta de precipitações tem atrasado a evolução do plantio na região centro-sul. Em Goiás, o clima favorável tem beneficiado as lavouras.
No Paraná, a irregularidade das chuvas e as altas temperaturas, principalmente no oeste paranaense, afetam o desenvolvimento inicial das lavouras. Em Minas Gerais, o plantio segue em ritmo lento.
No Tocantins, o plantio está em andamento e as lavouras estão em boas condições de desenvolvimento. No Maranhão, o plantio está em progresso na região de Balsas.
Tendência do Clima
Nuvens carregadas se formam e até a sexta-feira (16/02), os maiores volumes vão atingir São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto nas demais áreas os episódios serão bastante isolados e com acumulados baixos.
No interior do Mato Grosso, as chuvas também serão mais esparsas e com baixos volumes entre sexta e sábado (17/02). Á partir de domingo (18/02) é que há uma tendência do aumento das chuvas.
Em Mato Grosso do Sul, a situação das lavouras continuará se agravando, pois as chuvas não serão suficientes para recuperar o déficit hídrico nas áreas mais secas, especialmente das áreas mais ao sul e oeste do Estado.
No Norte, as chuvas continuarão ocorrendo na forma de pancadas nesta sexta-feira (16/02).
No Nordeste, a partir de sábado (17/02), uma mudança na circulação dos ventos irá favorecer o aumento das instabilidades e consequentemente das chuvas pelo interior da Região.
No Rio Grande do Sul, a sexta-feira (16/02), segue com condição de muita nebulosidade, chuva de fraca a moderada e poucas aberturas de sol no sul gaúcho. Na região dos vales e serra, Campanha, Missões e norte do estado, há previsão de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. No oeste gaúcho, o sol predomina ao longo do dia e não chove.
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!