Alto volume de chuva impacta safra de citros no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Erechim, haverá redução significativa de produção em virtude dos altos volumes de chuva, que causaram baixo pegamento da florada e queda de frutos pequenos, de acordo com o relatório semanal da Emater/Ascar-RS. O aparecimento de greening (flocos), na divisa com Santa Catarina, preocupa os produtores. Bergamota está sendo cultivada em 168 hectares. A projeção indica menor volume de frutos, mas boa qualidade e expectativa de ampliação de plantio.

Na região de Frederico Westphalen, os pomares de citros estão no estágio de desenvolvimento dos frutos, favorecido pelas melhoras nas condições climáticas durante dezembro e janeiro. Os citricultores realizaram tratamentos fitossanitários, roçadas, podas, raleio de bergamota e adubações.

Em razão dos diversos fatores climáticos, como chuvas intensas, ocorrência de granizo em algumas áreas, vários dias sem sol e práticas fitossanitárias insuficientes, bem como da deficiência nutricional, estima-se redução na produtividade esperada para a próxima safra. Inicialmente, previa-se perda de 40%, porém, após o acompanhamento de algumas áreas, esse montante se reduziu para 30% em relação às variedades Valência e Folha Murcha. Para as variedades Iapar 73 e Salustiana, as perdas observadas foram um pouco menores, ficando em 20%.

A estimativa inicial era de 35 t/ha em média para as variedades Valência e Folha Murcha, e de 40 t/ha para as variedades Iapar e Salustiana. Para Umbigo Bahia e Monte Parnaso, estima-se redução de 40% em relação à estimativa inicial, que era de 25 t/ha.

Tendência do Clima

A semana começa com condições para chuva na faixa norte gaúcha, região de serra, região central e Campanha. As pancadas de chuva ocorrerão com até forte intensidade nesta segunda-feira (19/02).

Na terça-feira (20/02), o sol aparece entre poucas nuvens na região da Campanha, região central e em grande parte da Fronteira Oeste. Nos municípios próximos de Santa Catarina, há previsão de pancadas de chuva isoladas no fim do dia. Nas demais regiões, chuva rápida e isolada no período da tarde.

O ar seco ganha força e inibe a ocorrência de chuva e as cidades do oeste, noroeste, além do centro-sul gaúcho seguem com muito sol, temperaturas em elevação e tempo firme. Na capital, há previsão de chuva à tarde. Na metade norte e região Serrana do estado, ocorrem pancadas isoladas no fim do dia e mal distribuída.

Leia também: Fim do El Niño e volta da La Niña. Meteorologista aponta mudanças no segundo semestre

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!