O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional de arroz. Somente o cereal, cultivado em mais de 180 municípios gaúchos, movimenta cerca de 1,7% do ICMS do estado e gera mais de 20 mil empregos diretos.
De acordo com dados do último boletim da Emater/Ascar-RS, a cultura apresenta boas condições associadas ao clima. Na região de Bagé, o clima seco, ensolarado e sem chuvas favoreceu a cultura. Devido às boas chuvas ocorridas na primavera, os reservatórios estão cheios, disponibilizando quantidade adequada de água para esta safra. Até o momento, não há relatos de problema em relação à falta de água. Os produtores realizam os tratos culturais de adubação em cobertura e manejo da irrigação.
Em Dom Pedrito, onde são cultivados 33 mil hectares, 65% das lavouras estão no período reprodutivo e 35%, em fase vegetativa. Em Pelotas, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento das plantas, proporcionando boa radiação solar, dias sem nebulosidade nem chuvas, clima seco e elevação significativa das temperaturas durante o dia. A cultura se desenvolve bem, e predominam os estágios de florescimento e de enchimento de grãos.
Em Santa Maria, a cultura encontra-se em bom estado de desenvolvimento. A disponibilidade de água nos reservatórios é considerada satisfatória, superior ao observado nas últimas três safras agrícolas na região. O cultivo, no entanto, necessita de atenção especial por ocasião da colheita, pois ocorreram atrasos e necessidade de replantes em razão das frequentes e intensas chuvas, em novembro e dezembro.
De modo geral, os manejos culturais, como presença de lâmina de água e tratos fitossanitários, têm apresentado respostas adequadas em virtude das condições climáticas favoráveis, proporcionando bom desenvolvimento da cultura, exceto em áreas de replante ou onde atrasou o plantio devido às enchentes e chuvas excessivas ocorridas em novembro de 2023.
Tendência do Clima para o Rio Grande do Sul nos próximos dias
A semana começa com condições para chuva na faixa norte gaúcha, região de serra, região central e Campanha. As pancadas de chuva ocorrerão com até forte intensidade nesta segunda-feira (19/02).
Na terça-feira (20/02), o sol aparece entre poucas nuvens na região da Campanha, região central e em grande parte da Fronteira Oeste. Nos municípios próximos de Santa Catarina, há previsão de pancadas de chuva isoladas no fim do dia. Nas demais regiões, chuva rápida e isolada no período da tarde.
O ar seco ganha força e inibe a ocorrência de chuva e as cidades do oeste, noroeste, além do centro-sul gaúcho seguem com muito sol, temperaturas em elevação e tempo firme. Na capital, há previsão de chuva à tarde. Na metade norte e região Serrana do estado, ocorrem pancadas isoladas no fim do dia e mal distribuída.
Leia também: Fim do El Niño e volta da La Niña. Meteorologista aponta mudanças no segundo semestre
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!