O plantio do algodão safra 23/24 foi concluído, de acordo com o levantamento divulgado pela Associação Baiana nos Produtores de Algodão (Abapa). A área plantada é de 344,4 mil hectares, 9,3% a mais de área em relação à safra passada, que cultivou 312.560,3 hectares. Deste total, 96.943 mil hectares são irrigados, compreendendo 28,1% da safra baiana.
“Foi uma safra de tomadas de decisões importantes por parte do produtor, para colocar as plantadeiras em campo e estabelecer a cultura. As chuvas vieram muito irregulares e abaixo da média. Se o tempo correr bem, daqui para frente a perspectiva é de manter a nossa estimativa inicial de 312 arrobas de algodão/hectare, e torcer para que o clima nos favoreça, para obtermos a produtividade e a qualidade reconhecidas pelo mercado em relação ao algodão da Bahia”, relata Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa.
Foto: Abapa – divulgação – algodão em fase vegetativa
Tendência do clima para a Bahia nos próximos dias
Nesta semana o tempo seco vai se intensificar e predominar sobre o interior da Bahia e nas áreas mais ao sul da Região Norte são esperadas chuvas mais esparsas e com baixo acumulado, enquanto na faixa norte do Brasil estão previstas chuvas intensas e frequentes.
A partir do final de semana (02/03) as instabilidades se espalham novamente sobre metade norte do Brasil, onde estão previstos altos volumes de precipitação, entre os dias 2 e 8 de março. Pontualmente, algumas localidades podem receber mais de 100mm sobre o interior do Matopiba, inclusive na Bahia. Nas demais áreas do interior da região Norte estão previstos volumes mais moderados, em torno de 50 a 70mm nas áreas mais atingidas.
Perspectivas para o novo ciclo
A perspectiva deste novo ciclo é que sejam colhidos em média 1.919 quilos de pluma por hectare. A maioria dos cotonicultores do oeste baiano intensificou o plantio irrigado no final de janeiro, buscando a melhor janela de plantio e conseguir cumprir a data limite, de 10 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola do fim do plantio do algodão na Bahia.
Veja no podcast Agrotalk: Relatório auxilia produtor em caso de perda por adversidade climática
Conheça a Central El Niño
Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite um orçamento!!