Primeira frente fria do Outono chega em áreas produtoras do Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento mostra que no Rio Grande do Sul, as lavouras mais tardias de milho primeira safra têm se beneficiado da regularidade das chuvas, apesar dos baixos volumes. No Paraná, o tempo seco e quente contribuiu para a colheita. Os resultados obtidos estão abaixo do esperado inicialmente. No extremo oeste de Santa Catarina, a colheita foi concluída e as lavouras tardias apresentam melhores produtividades.

Tempo muda neste primeiro dia de Outono

O Outono começou no Brasil às 00h06 minutos, desta quarta-feira (20/03), horário de Brasília e mudanças no tempo são esperadas hoje com a chegada de uma grande frente fria no Sul do Brasil que vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, este sistema entra no Rio Grande do Sul à noite. A previsão é de muita nebulosidade e chuva na região oeste, campanha e sul do estado, com alerta para tempestades (temporais + chuva volumosa). Para a faixa dos vales, metropolitana, serrana norte e Missões, o sol aparece ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Alerta para temporais nessas regiões ao longo do dia.

Destaque para calor acentuado ao longo do dia. As rajadas de vento sopram com intensidade ao longo do dia. N faixa oeste, campanha e sul, onde as rajadas variam entre 51 e 70 km/h e para a faixa central e norte do estado, onde as rajadas variam entre 40 e 50 km/h.

Getty Images

Essa chuva será benéfica para a manutenção da umidade no solo para o desenvolvimento das lavouras do milho segunda-safra. O Paraná, que vem enfrentando maior déficit hídrico e estresse térmico, as chuvas não serão tão volumosas e homogêneas, mas devem trazer um alívio para o calorão e deve ajudar a aumentar um pouco a umidade nas lavouras.

Na quinta-feira (21/03), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. A condição será de muita nebulosidade e chuva, com alerta para temporais em toda a faixa dos vales, Missões, metropolitana, norte e serrana. Para o restante do estado, a condição será de muita nebulosidade, entretanto com chuva mais reduzida ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio na região.

Na sexta-feira (22/03), o sol aparece ao longo do dia, sem chuva. A temperatura diminui.

Veja também: Soja atinge fase entre R4 e R8 no Mato Grosso do Sul

La Niña é esperado no trimestre: Junho, Julho, Agosto, diz NOAA

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!

No Podcast Agrotalk: Como o produtor de soja pode se proteger da volatilidade dos preços?