A cidade de Abelardo Luz, em Santa Catarina registrou um evento de tempo severo no último dia 19/03. Trata-se de uma microexplosão, confirmada pela Defesa Civil estadual.
De acordo com nota do órgão, o evento ocorreu na última terça-feira (19/03), por volta das 13h42, quando intensas áreas de instabilidade se formaram em Santa Catarina, associadas ao fluxo de calor e umidade provenientes da região Amazônica e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste.
Com base na sequência de imagens (satélite e produtos do radar meteorológico do Oeste), é possível observar o desenvolvimento de tempestades de forma alinhada sobre a região do município de Abelardo Luz e também a ocorrência de uma microexplosão.
Legenda: Imagens do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado às 13h40 (hora local) e dos produtos CAPPI, VIL, VIL, e SWI, do radar de Chapecó respectivamente, que indicam a ocorrência de uma microexplosão no município de Abelardo Luz, na região Oeste de SC, por volta das 13h42min (hora local) da tarde de hoje (19/03/2024). Fonte: SDC/SC.
Estragos e danos: Aviário foi ao chão e matou aves
A microexplosão causou estragos e danos na área agrícola da cidade. A estrutura do teto de um aviário veio ao chão. O local que abrigava 28,3 mil frangos, registrou a morte de 14 mil aves. No vídeo da Defesa Civil abaixo é possível notar o momento do desabamento.
O prejuízo da propriedade rural está estimado em R$ 2 milhões de reais. Nas proximidades, árvores robustas e de grande porte foram arrancadas da raiz com a força do vento. Algumas caíram na entrada da propriedade impedindo a passagem. Não há relatos de pessoas feridas.
Entenda o que é uma microexplosão
Uma Microexplosão está associado à fortes correntes de ar da nuvem para superfície (ou seja, correntes descendentes de ar), que se espalham horizontalmente, chegando a percorrer cerca 6 quilômetros de distância, com duração entre 2 á 5 minutos, e apesar de rápido pode produzir ventos de até 270km/h.
Isso geralmente ocorre quando o ar próximo (ou acima) da nuvem está relativamente mais seco e ao entrar em contato com essa nuvem esse ar ajuda a evaporar as gotículas de água presentes na nuvem, consequentemente reduzindo suas temperaturas e aumentado assim sua densidade. Por fim, o ar naquela região fica relativamente mais denso e frio o que produz uma queda brusca desse ar e sequencialmente devastando a área por onde passa.
Vale salientar que também existe a macroexplosão que dura entre 5 à 20 minutos e chega a ter sua extensão maior do que a da Micro, porém acaba não sendo tão forte quanto está última. No entanto, é importante lembrar que seus ventos chegam a ficar acima dos 210km/h, causando estragos semelhantes a um tornado da escala fujita de número 3.
Quando uma microexplosão atinge uma região, deixa para trás um padrão mais em linha reta de destruição e detritos, enquanto os danos causados pelos ventos de um tornado causam danos em um padrão mais circular.
Tendência do Clima
Neste sábado (23/03), ainda há condições para chuva fraca no leste de Santa Catarina e nas áreas de serra. Porém, não há condições para tempo severo nestas localidades. Nas demais áreas do estado, não chove.
No domingo, o céu fica nublado com previsão de chuviscos nas áreas de serra. Na maior parte do estado o sol aparece e nao chove com variação de nuvens sobre o sul e faixa leste do estado. Faz frio na serra, principalmente na madrugada e ao amanhecer.
A segunda (25/03) e a terça-feira (26/03), serão dois dias típicos de Outono. O dia amanhece frio e o sol aparece em todo o estado de Santa Catarina. Não há expectativa para chuva. A temperatura no período da tarde sobe rápido.
Outono mais seco deve beneficiar o corte e moagem da cana
Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!