Março termina com chuva forte nas áreas produtoras do sul, cerrado e triângulo mineiro

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um corredor de umidade que desce da Amazônia sobre o interior do Brasil favorece a formação de fortes instabilidades ao longo desta semana sobre áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste.

Veja no mapa. As áreas mais atingidas por chuvas fortes cobre a Alta Mogiana Paulista, sul, Cerrado e Triângulo Mineiro, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e principalmente Mato Grosso. Essas áreas podem receber entre 60 e 100mm até o final de semana. Com o tempo mais encoberto e com chuvas, as temperaturas ficarão mais amenas, com máximas inferiores aos 30 graus em grande parte destas áreas. Essa condição deve provocar paralizações nos tratos culturais e plantio do milho segunda safra, mas por outro lado favorece a manutenção da umidade do solo de uma forma mais homogênea.

Também estão previstas chuvas fortes ao longo desta semana sobre áreas produtoras de Rondônia, Acre, sul do Amazonas, no Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Nestas áreas as chuvas também podem provocar transtornos e paralizações nas atividades no campo, já que o solo se encontra bastante encharcado. O tempo seco vai predominar durante a maior parte da semana sobre o Sul do País e no interior da Bahia.

Veja também: Clima preocupa produtor de milho no Paraná

Outono mais seco deve beneficiar o corte e moagem da cana

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!

Foto: Getty Images