Chuva paralisa colheita da soja no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As chuvas fortes no Rio Grande do Sul tem dificultado o trânsito das máquinas no campo. As atividades de colheita foram suspensas, em algumas lavouras que receberam um maior volume de precipitação no último fim de semana.

Na região de Soledade, a alta umidade relativa do ar e as pancadas de chuva, no final da semana, acarretaram a desaceleração da colheita. Na maioria das lavouras a soja apresenta rendimentos entre 3.300 e 3.600 kg/ha; algumas alcançam mais de 4.800 kg/ha; e outras, com tecnologia menos avançada, ficam abaixo de 3.000 kg/ha.

Foto: Getty Images

Na região da Fronteira Oeste, em Manoel Viana, a colheita está mais adiantada, alcançando 30% da área cultivada. A produtividade continua a variar entre 2.400 e 3.600 kg/ha. Em São Gabriel, 10% da área foi colhida, mas a produtividade está abaixo da estimada na pré-colheita, levando a um aumento no número de produtores acionando o Proagro, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

Em Pelotas, a produtividade está bastante diversificada, variando entre 2.400 e 3.300 kg/ha, em função das diferentes épocas de semeadura, dos estágios de desenvolvimento das plantas de soja e dos danos por doenças fúngicas.

As lavouras mais produtivas alcançam até 3.900 kg/ha. Na região, a maioria das lavouras ainda está na fase de enchimento de grãos (52%); maduras e prontas para colheita representam 29%; e em floração, 4%. Foram colhidos 15% dos cultivos.

Tendência do Clima

A formação de um ciclone extratropical e uma intensa frente fria nesta semana vão ser responsáveis por fortes tempestades no Sul do Brasil. Especialmente entre o interior Gaúcho e sudoeste Paranaense são esperadas chuvas fortes e há risco para ventania e transtornos especialmente entre esta segunda e a terça-feira. Algumas localidades podem receber mais de 100 mm de precipitação nestas áreas. A chuva deve paralisar momentaneamente atividades no campo, mas por outro lado beneficia as lavouras de milho segunda safra do Paraná.

Quanto as temperaturas, o destaque ficam por conta do avanço de uma massa de ar polar, que vai acompanhar a passagem da frente fria pelo centro-sul do país. Com isso, é esperado um declínio acentuado nas temperaturas na segunda metade da semana. As temperaturas mínimas podem chegar a valores inferiores a 10°C em diversas localidades do Sul.

Veja também: La Niña pode provocar mudanças no escoamento de produtos das Regiões Norte e Centro-Oeste

Está aberta as inscrições do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar

Saiba como as mudanças climáticas impactarão o seu negócio. Obtenha o relatório completo!